O Vaticano confirmou oficialmente, nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. O pontífice faleceu às 7h35 da manhã (horário local) em sua residência na Casa Santa Marta, após sentir-se mal por volta das 7h. A informação foi divulgada pelo diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, professor Andrea Arcangeli.
Qual o histórico de saúde e internações recentes do Papa?
Nos últimos meses, o Papa Francisco enfrentou diversos problemas de saúde. Em fevereiro de 2025, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana do trato respiratório e pneumonia bilateral. Durante a internação, sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, necessitando de ventilação mecânica não invasiva. Apesar de apresentar uma leve melhora e receber alta no final de março, sua saúde permaneceu frágil.

Confira o certificado de óbito e detalhes do falecimento
O Vaticano divulgou o certificado de óbito do Papa Francisco, que afirma:
“Certifico que Sua Santidade Francisco (Jorge Mario Bergoglio), nascido em Buenos Aires (Argentina) em 17 de dezembro de 1936, residente na Cidade do Vaticano, faleceu em 21 de abril de 2025, às 7h35, na Casa Santa Marta, devido a um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.“
O documento foi assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
O adeus ao Papa que aproximou a igreja do povo
Jorge Mario Bergoglio, primeiro papa jesuíta e latino-americano da história, liderou a Igreja Católica por 12 anos, desde sua eleição em 2013 após a renúncia de Bento XVI. Durante seu pontificado, destacou-se por uma abordagem pastoral próxima aos fiéis, promovendo reformas sociais significativas. Ele criticou o sistema capitalista, defendeu os mais desfavorecidos, incentivou o cuidado ambiental e buscou maior inclusão de mulheres, migrantes e pessoas LGBTQ+ na Igreja.
O corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira. O conclave para a eleição de seu sucessor está previsto para maio, com um Colégio Cardinalício significativamente renovado, refletindo as nomeações feitas durante seu pontificado.
A morte do Papa Francisco marca o fim de uma era de reformas e aproximação da Igreja com os fiéis. Seu legado permanecerá como um símbolo de transformação e esperança para muitos católicos ao redor do mundo.