Tem os artistas que fazem do seu trabalho ou da sua visibilidade um instrumento para reflexão sobre o que está acontecendo no país. Caetano Veloso usou suas redes sociais na tarde da última segunda-feira (11/07), para fazer uma crítica a artistas que não se posicionam em relação a pautas sociais e políticas, os chamados "isentões" – aqueles que não se pronunciam e aparecem sempre com comentários "em cima do muro".
saiba mais
'Perco trabalhos por ter um lado político', diz Gleici Damasceno
Eduardo Bolsonaro comemora aniversário com bolo com decoração de arma
MPSP defende suspensão de cachê à Ludmilla por gesto de 'L' em show
Bruno Gagliasso comprou 20 toalhas com rosto de Lula para dar a amigos
Roger Waters dispensa fãs que reclamam de suas visões políticas
Em seu perfil no Twitter, o cantor e compositor relembrou que os artistas da sua geração sempre viveram atentos aos assuntos que comunicam diretamente com a sociedade, podendo se tornar então até mesmo formadores de opinião, já que possuem um grande alcance de público.
"A minha geração viveu sempre atenta aos temas públicos, já que nós nos tornamos pessoas publicamente conhecidas. E a própria criação artística tem necessariamente ligação com o que é social e político", iniciou.
Na sequência, Caetano criticou artistas que silenciam em meio as pautas sociais e políticas, ou assuntos que estão sendo muito debatidos politicamente: "Até o silêncio de um artista diz muito".
No post, ele ainda compartilhou um trecho do videoclipe minimalista Não vou deixar, do álbum Meu coco. A faixa foi lançada no ano passado e fala sobre resistência. "Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar não vou deixar que se desminta. A nossa gana, a nossa fama de bacana, o nosso drama, nossa pinta. Não vou deixar, não vou deixar, não vou deixar, porque eu sei cantar! E sei de alguns que sabem mais, muito mais! Apesar de você dizer que acabou, que o sonho não tem mais cor, eu grito e repito: Eu não. vou", diz trecho da canção compartilhada pelo veterano.
Na aba de comentários, internautas comemoraram o texto em tom de crítica à aqueles artistas considerados "isentões": "Artistas que não se posicionam por medo não são artistas, são celebridades", escreveu um fã. "As silenciosas estão tremendo com esse twett, amo", disse outro. "É isso mesmo, o silêncio é omissão, vamos com tudo envolver o Brasil", destacou um terceiro. "A voadora na cara dos isentões", brincou um seguidor.
Confira, abaixo, o post:
A minha geração viveu sempre atenta aos temas públicos, já que nós nos tornamos pessoas publicamente conhecidas. E a própria criação artística tem necessariamente ligação com o que é social e político. Até o silêncio de um artista diz muito. pic.twitter.com/L8ADF3L5vM
%u2014 Caetano Veloso (@caetanoveloso) July 11, 2022