Zoe Martínez, da Jovem Pan, fez um comentário racista na última quarta-feira (29/06), ao se referir a Neguinho da Beija-Flor, durante o Morning show, da Jovem Pan News.
Leia Mais
Times mineiros fazem homenagens no Dia do Orgulho LGBTQIAP+Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+: 5 livros que você precisa lerLewis Hamilton responde em português termo racista de Nelson PiquetJair Bolsonaro se atrapalha e engasga após dar discurso em igreja católicaF1 e Mercedes repreendem comentário de Nelson Piquet sobre Lewis HamiltonClaudia Raia expõe Marisa Monte: 'perdeu virgindade com Alexandre Frota'Danilo Gentili ri de manifestantes sendo agredidos e é detonado na webPaulo Vieira cogita citar Lula na Globo, mas desiste da ideia: 'Vão cortar'O assunto em questão era a resposta de Lewis Hamilton para Nelson Piquet, depois que o ex-piloto chamou o heptacampeão de "neguinho". Zoe, tentou minimizar a situação vivida pelo piloto e citou o sambista como exemplo. Para ela, se Piquet era racista por falar a expressão, o cantor também era por utilizar em seu nome artístico.
"Então o Neguinho da Beija-Flor também é, né, racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva", disse.
"E ele tem muito orgulho de ser negro, da cor da pele dele, tanto é que o nome dele é Luiz Antônio, alguma coisa assim, e ele é conhecido como o Neguinho da Beija-Flor porque ele tem orgulho da sua raça.
Qual é o problema?", acrescentou.
Martínez afirma que assistiu ao vídeo de Piquet e a repercussão do caso. "Quando ouvir essa notícia eu pensei: 'Meu Deus, será que o Piquet foi racista?' Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou neguinho de uma forma pra atacar ou diminuir. Claro que não foi uma conversa informal, estava sendo entrevistado", explicou.
Veja, abaixo, o vídeo:
Beija-Flor repudia comentário racista da Jovem Pan
A Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, agremiação a qual Neguinho é símbolo, se pronunciou em nota oficial após o vídeo viralizar nas redes sociais. Eles repudiaram a maneira que a comentarista se refere ao cantor, que completou 73 anos de idade na última quarta-feira (29/06).
"Neguinho não escapa do racismo.
Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio", iniciou.
"As frases de Zoe Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente", continuou.
"Ninguém tem licença para falar por Neguinho da Beija-Flor. Para presumir ou ironizar sua postura diante da intolerância. Para sugerir que ele tenha sido condescendente ao assumir uma identidade que ressignifica um modo preconceituoso de falar.
Para embasar essa falsa percepção a partir da aparência do cantor", enfatizou.
Confira, abaixo, o comunicado na íntegra: