O uso de um termo racista por Nelson Piquet para ser referir a Lewis Hamilton gerou enorme repercussão e, nesta terça-feira (28/06), a Fórmula 1, Mercedes e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) emitiram comunicados condenado as declarações do brasileiro contra o inglês após a divulgação de um vídeo em que o ex-piloto usa a expressão "neguinho" ao comentar tentativa de ultrapassagem sobre Max Verstappen no GP (Grande Prêmio) de Silverstone, na Inglaterra em 2021.
Leia Mais
Justiça penhora carros de corrida e troféus de Emerson FittipaldiPiloto de Fórmula 1 é roubado e persegue ladrões usando patineteLeilane Neubarth vira meme após cometer gafe ao vivo na GlobonewsSete jornalistas que se confundiram e soltaram gafes de 'assuntos íntimos'William Bonner detona boatos sobre saída da TV Globo: 'Intenção é óbvia'Após demissão do SBT, Leo Lins insinua 'censura' ao surgir amordaçadoNeguinho da Beija-Flor é alvo de comentário racista na Jovem PanTimes mineiros fazem homenagens no Dia do Orgulho LGBTQIAP+Lewis Hamilton responde em português termo racista de Nelson PiquetAs organizações não citaram nome do tricampeão nas notas, mas ressaltaram o esforço de Hamilton para combater o racismo e aumentar a diversidade no esporte.
"A linguagem discriminatória e racista são inaceitáveis e não podem ter espaço na sociedade. Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte e merece respeito. O esforço incansável dele para aumentar a diversidade e a inclusão é uma lição para muito e algo com que estamos comprometidos", ressaltou a nota da F1.
"Condenamos veementemente qualquer uso de falas racistas e discriminatórias. Lewis tem liderado os esforços para combater o racismo no nosso esporte e é um verdadeiro campeão de diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos o desejo de um esporte diverso e inclusivo e esse incidente ressalta a importância fundamental de continuarmos nos esforçando para um futuro melhor", informou a Mercedes.
"A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral.
Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor", diz o comunicado da FIA.
Confira, abaixo:
A declaração de Piquet
Nelson Piquet usou o termo racista "neguinho" para se referir a Lewis Hamilton em uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, do canal Motorsports Talk. O termo de cunho racista foi utilizado por Piquet em novembro do ano passado, mas só veio à tona recentemente.
"O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva.
Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro se f*deu", afirmou o veterano, ao comentar o acidente que envolveu o inglês e Max Verstappen, durante o GP de Silverstone, em 2021.
O acidente apontado por Piquet ocorreu enquanto Lewis da Mercedes e Max da Red Bull disputavam acirradamente o primeiro lugar na corrida. Após ter a roda traseira direita tocada pelo inglês, Verstappen perdeu a direção e se chocou contra o muro de pneus em Silverstone. O heptacampeão manteve a liderança até o final de etapa e garantiu a vitória.
Vale destacar, que Piquet, de 69 anos de idade, é sogro de Verstappen, que namora a brasileira, nascida na Alemanha, Kelly Piquet.