Há exatamente 10 anos, o Brasil inteiro se comovia com uma matéria exibida no programa Hoje em dia, da Record TV, que se tornaria uma das maiores gafes da história da televisão brasileira e um dos maiores memes do país.
Leia Mais
Chris Flores revela que mantém contato com Grávida de TaubatéPadre Fábio de Melo dança Lepo Lepo no Domingão com Huck e 'quebra' webTheo Becker cita 'vacinação forçada' e Fábio Porchat reage: 'Imbecil'Fã tatua rostos de Whindersson e Tirulipa nas nádegas: 'Sou fã dos caras'Mãe da bebê Alice reclama de memes com imagem da filhaVeja quais são os ex-BBBs com mais seguidores nas redes sociaisMari Gonzalez fala de BBB e recebe ligação misteriosa da TV Globo ao vivoCasimiro dá opinião curta e grossa sobre Bolsonaro: 'Um m*rda'BBB 22: Pedro Scooby entra em confinamento nesta quarta-feira Modelo quer processar Drake por ter botado pimenta na camisinhaA história gira em torno da pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, que chamou a atenção da mídia ao afirmar que estava grávida de quadrigêmeas, que já tinham inclusive nomes definido: Maria Klara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória.
Além disso, Kleber Eduardo Melo, o marido da suposta grávida havia feito um procedimento de vasectomia (cirurgia masculina usada como método contraceptivo).
Na atração matinal da emissora do bispo Edir Macedo, Maria Verônica ganhou um tratamento médico, fraldas, móveis, brinquedos, enxovais e até uma boa quantia em dinheiro para as supostas filhas.
Um dos fatos mais relembrados sobre o dia 11 de janeiro de 2012 pelos internautas foi o choro do apresentador Edu Guedes. Como morava em Taubaté, a educadora logo ficou conhecida como a "Grávida de Taubaté". Mas a história não era bem assim.
A descoberta
Em poucos dias, descobriu-se que a gravidez era uma farsa e o barrigão era de enchimentos. A responsável por revelar a mentira foi Chris Flores, apresentadora da atração na época, que começou a suspeitar quando percebeu que Maria Verônica Aparecida Santos não possuía dificuldade de locomoção, assim como não tinha o rosto, mãos e pés inchados – algo comum em mulheres gestantes.
Vale destacar, que sua barriga quase nunca era tocada por jornalistas, repórteres, apresentadores ou qualquer outra pessoa que a abordasse o assunto.
A jornalista pediu para que um repórter investigasse o caso, que descobriu que a ultrassonografia apresentada na mídia pela dona de uma escola infantil era falsa. No entanto, a falsa grávida, de início, resistiu às investigações e dizia que o parto das 4 "Marias" estava previsto para a segunda quinzena de janeiro daquele ano e chegou até mesmo a entrar com um boletim de ocorrência contra o canal de televisão.
Semanas depois, após contratar um advogado, Maria Verônica confessou que a gestação era falsa. O profissional Enilson de Castro confirmou à imprensa que a história não era real.
Na época, o advogado da "Grávida de Taubaté" revelou que ela estava usando uma barriga de silicone com enchimento de tecidos.
Na época, o advogado chegou a afirmar que a mulher teria armado a farsa em razão de problemas psicológicos e que seu sonho era ter uma filha.
Atualmente
Maria Verônica Aparecida Santos tenta desvincular sua imagem do episódio polêmico. A última tentativa de contato televisivo com a "Grávida de Taubaté" aconteceu em julho de 2021 e não acabou bem.
O marido da pedagoga foi abordado durante o programa Vem pra cá, do SBT.
Para impedir qualquer tipo de tentativa de entrevista, o rapaz puxou a câmera do cinegrafista da emissora e acabou machucando a mão da repórter.
Após a cena de violência e relato da profissional, Chris Flores que estava na atração comandada por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano, tentou entender o motivo da reação do esposo da educadora. "Toda essa história deve ter causado um trauma muito grande neles. Por isso que acho que não teve uma má intenção, de prejudicar alguém. E acho que ela percebeu que só prejudicou a si mesma", opinou a comunicadora.
Confira, abaixo:
Futuro
Recentemente, Chris Flores, que desmascarou a "Grávida de Taubaté" revelou em entrevista ao Venus Podcast, apresentado por Criss Paiva e Yasmin Ali Yassine, que mantém contato com Maria Verônica.
"Eu não falei com ela diretamente, falei via essa pessoa. Mandei recado e ela mandou recado. Ela falou que tudo bem entre a gente. É uma relação meio de amor e ódio comigo. Às vezes dá um pouquinho de raiva, às vezes um pouquinho de amor", explicou.
"Ela disse que entende o que aconteceu, que na verdade eu fui a única pessoa que teve coragem de falar na cara dela o que todo mundo estava achando. Então, eu tinha um mérito por isso, ela me respeitava por isso. Ficou triste com toda a repercussão, de ter virado chacota, mas depois entendeu que é melhor levar para a brincadeira", destacou.
Por fim, a atual apresentadora do Fofocalizando, do SBT, contou que as duas estão planejando um reencontro parar tirar toda essa história a limpo e colocar um ponto final.
"No fundo, eu tenho dó, sinto pena, porque tenho certeza que alguma coisa aconteceu pra ela fazer isso. Sinto muita culpa também, me senti culpada de ter participado disso de alguma maneira, mas já pedi perdão, ela também e tá tudo bem. Sou louca pra encontrá-la", finalizou.
Veja, abaixo:
Nas redes sociais, os internautas relembraram o caso, que virou um dos memes mais propagados da internet brasileira. O termo "de Taubaté" começou a ser falado para se referir, comicamente, a algo que não tivesse veracidade.
Confira, abaixo, a repercussão no Twitter: