
A patroa convoca Emma para ler, em voz alta, uma cláusula de seu contrato que proíbe o relacionamento amoroso ou sexual entre os empregados sem o conhecimento da instituição. Em encontros seguintes, a gerente, amparada por sua posição hierárquica, faz questionamentos embaraçosos e coloca a funcionária em estranhas situações.
O texto foi escrito em 2008 pelo inglês Mike Bartlett. A adaptação brasileira, cinco anos depois, teve sua concepção formulada aos olhos do público. A equipe viajou por cidades do interior paulista, recolhendo impressões da plateia que influenciaram na narrativa.
Débora e Yara integram o Grupo 3 de Teatro, fundado em 2005, que conta ainda com Gabriel Paiva. O trio se alterna nas funções artísticas e técnicas em cada espetáculo – em Contrações, Gabriel é diretor de produção. Para levar a projeto aos palcos, eles convidaram a renomada atriz, dramaturga e diretora Grace Passô. Ela revela que a adaptação do texto original inglês não implicou grandes alterações.
“Não houve necessidade de contextualizar a qualquer situação brasileira. O texto trata de questões presentes em todo o mundo, além das fronteiras”, conta Grace. “O que fizemos foi ampliar a peça em um lugar metafórico, onde são possíveis leituras de muitos aspectos da nossa sociedade. A relação abusiva entre as personagens é muito explícita, mas também é colocada de forma metafórica pelo texto. Aquele ambiente corporativo carrega, simbolicamente, características do nosso mundo exacerbadamente capitalista.”
Segundo Grace Passô, o ambiente das empresas é escolhido simbolicamente, mas não à toa, para representar o mundo contemporâneo. “É um lugar desértico em que as relações humanas e as subjetividades das nossas existências são fragilizadas pelo capitalismo, cuja lógica elege como valores coisas muito distantes de um pensamento humanista. É possível encontrar esse pensamento dentro do próprio teatro ou de qualquer outra profissão”, afirma a diretora.

Contrações fez sua primeira temporada em BH em 2014. Ainda que não haja mudanças significativas na narrativa, Débora defende que a peça se renova a cada encenação. “Estamos sempre nos aprimorando. O teatro é vivo e, a cada apresentação, vamos descobrindo diferentes maneiras de nos relacionar, ainda mais por sermos duas atrizes em cena, jogando o tempo inteiro.”
CONTRAÇÕES
Texto de Mike Bartlett. Com Débora Falabella e Yara de Novaes. Direção de Grace Passô. Sexta (3) e sábado (4), às 21h. Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. (31) 3516-1360. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Informações: (31) 3516-1360