
“Estou feliz por estar em Belo Horizonte pela quarta vez, ampliando a gama de público, agora na Praça da Estação. A cidade nos acolhe muito bem”, diz Bruce. Com texto de Daniela Pereira de Carvalho, o espetáculo é dirigido por Mauro Mendonça Filho. Marcelo Alonso Neves assina a direção musical.
Renato Russo iniciou sua carreira em 1978, em Brasília, e morreu de Aids aos 36 anos, em 1996. “O espetáculo mostra a vida dele desde a adolescência. Colocamos os momentos mais importantes de sua trajetória, permeados por 22 canções”, conta Gomlevsky. A pesquisa se baseou em entrevistas, shows e pessoas que conviveram com o artista.
Em algumas praças do país, a plateia do musical chegou a 20 mil pessoas. Ícone do rock brasileiro, Renato formava a Legião Urbana com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O grupo lançou os discos Legião Urbana (1985), Dois (1986), Que país é este (1987), As quatro estações (1989), V (1991), O descobrimento do Brasil (1993), A tempestade ou O livro dos dias (1996) e Uma outra estação (1997).
DRAMATURGIA Bruce ressalta que as canções se tornaram elemento essencial para recontar a história do compositor. “Elas não são meramente ilustrativas, fazem parte da dramaturgia. Renato cantava em primeira pessoa”, reforça. A obra de Renato Russo não se limita à Legião. Em Brasília, ele participou do grupo Aborto Elétrico e lançou o projeto autoral Trovador Solitário. O musical também contempla essas fases.
Bruce Gomlevsky estará acompanhado do grupo Arte Profana. “Eles já tocavam Legião. Era a maior banda cover do Rio de Janeiro”, explica. Depois de 12 anos de estrada, o ator acredita que o maior desafio é manter viva a chama de Renato entre os fãs. Porém, a missão não é difícil. Afinal, a Legião, que acabou em 1996, nunca deixou de ganhar jovens fãs.
“Depois de todos esses anos, ainda é emocionante subir ao palco para interpretar o Renato. Sempre será. O espetáculo toca tanto as pessoas... É lindo ver aqueles jovens de 13, 14 anos que sabem todas as letras”, conta Gomlevsky.
Quem quiser conhecer melhor a trajetória do cantor e compositor tem à disposição biografias escritas por dois jornalistas: Renato Russo – O trovador solitário, de Arthur Dapieve, e Renato Russo: filho da revolução, de Carlos Marcelo.
RENATO RUSSO – O MUSICAL
Com Bruce Gomlevsky. Texto: Daniela Pereira de Carvalho. Direção: Mauro Mendonça Filho. Direção musical: Marcelo Alonso Neves. Sábado (14), às 19h30. Praça da Estação, Centro. Entrada franca.