Na madrugada desta terça-feira (08/02), durante uma conversa no quarto do Líder do BBB22, reality show da TV Globo, a participante Bárbara quase utilizou uma expressão racista ao se referir a Douglas Silva.
Leia Mais
BBB22: Internautas apontam racismo após Laís e Eslovênia imitarem macacoTiago Abravanel é filho de quem? Entenda a árvore genealógica da famíliaBBB22: João Guilherme brinca e diz que puxará mutirão para Jade sairBBB 22: Maíra Cardi xinga Laís Caldas de falsa, 'dada' e 'olho caído'BBB22: Internautas acusam Maria de agressão em Arthur Aguiar; assistaBárbara chora e nega suposto caso de racismo contra Natália no BBB22BBB22: Após voto, Natália dispara para Vyni: 'A gente colhe o que planta'BBB22: Patrocinador faz piada com cabelo quebradiço de Jade PiconLuana Piovani alfineta Boninho após proíbe filhos de participarem do BBB22Pedro Scooby fica triste ao não ver filhos e acerta motivo da ausênciaBBB22: Bárbara surta, desafia produção e toma três punições: 'Ridículo'TV Globo proíbe perfis de participantes do BBB22 de se posicionaremBBB22: Maria admite que bateu com força ao colar placa na testa de Arthur BBB22: Tiago critica homens que não fazem sexo oral em mulheres: 'Fracos'BBB22: Arthur Aguiar recebe spoiler do Paredão em sonho: 'Você fica'BBB22: Neymar Jr. critica Maria e dispara: 'Aproveitou para dar um tapa'Enquanto batia um papo com Jade Picon e Laís, a modelo recordou a atitude do ator durante o último Jogo da discórdia, que aconteceu na noite desta segunda-feira (07/02). A gaúcha fez o uso do termo: "Samba de crioulo".
"Eu não confio numa pessoa que é incoerente desse jeito. Ele fez aquele samba do crioulo doi...?". Contudo, ela não concluiu a frase. Ainda que a fala tenha ficado incompleta, foi possível identificar o discurso racista da sister, que tremeu na base e tentou se explicar.
"Aí, que feio, eu ia falar uma expressão muito velha, horrorosa. Meu Deus, eu quase falei uma expressão muito racista, você viu o que eu ia falar?", questionou para a médica.
Lais riu e disse: "Eu vi. Eu vi o que você ia falar". "Deus me perdoe", continuou Bárbara. "Ia ser péssimo", disse Jade. "Quase falei, mas foi por força do hábito da expressão do samba e eu nem uso essa expressão. Pronto, agora vou ficar me defendendo? Meu Deus? Mas ele fez o samba todo ali ontem?", justificou a modelo. Em seguida, ela continuou falando sobre o brother e afirmou que agora tem motivos suficientes para votar nele, uma vez que os dois trocaram farpas na dinâmica.
Arrependida, a integrante do Pipoca voltou a se dar conta de seu comentário racista. "Eu quase falei m****", disparou.
Veja, abaixo, o vídeo:
Entenda a expressão
Samba do crioulo doido é título de um samba que satirizava o ensino de História do Brasil nas escolas do país nos tempos da ditadura, composta por Sergio Porto (1923-1968) (ele assinava com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta). No entanto, a expressão debochada, que tem como significado situações confusas, bagunçadas ou trapalhadas, reafirma um estereótipo e a discriminação aos negros.
O comentário racista de Bárbara foi duramente criticado nas redes sociais e o nome da sister foi parar nos Trends Topics do Twitter.
Confira, abaixo, as reações: