Após a famosa reunião de condomínio, conhecida como Jogo da Discórdia no BBB21, nessa segunda-feira (08/02), o discurso dos participantes rendeu na casa. Um deles foi o de Lumena, que apontou a questão racial no desentendimento entre Karol Conká e Carla Díaz e a atriz chamou Viih Tube para conversar no jardim.
A dinâmica pediu para que os jogadores apontassem quem é o ‘influenciador’ e quem é ‘influenciável’ da casa. Projota, Nego Di e Karol Conká foram os brothers mais citados como influenciadores, enquanto Arcrebiano foi o mais indicado como influenciável.
Lumena levantou um discurso sobre racismo estrutural durante o jogo, usando a briga entre Carla Díaz e Karol Conká na festa de sábado (06/02).
"Carla Diaz como influenciadora e Viih, Sarah e Thaís como influenciáveis. É interessante perceber que, nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa. Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa".
Carla e Viih
%u2014 BBB 21 (@xbbbx21) February 9, 2021
Depois que o jogo terminou, Carla chamou Viih no jardim para conversar e as duas criticaram o discurso da psicóloga. “A Lumena fica nessa discurso, que é muito importante, mas não cabe nessa história. Ela passou pano na cabeça da Karol em tudo que a Karol fez”, ressaltou a atriz.
As duas chegaram a falar que vão se afastar da DJ.
Nego Di
O assunto também foi pauta no quarto colorido entre Nego Di, Karol Conká e Projota. O humorista concordou com Viih Tube, que apontou uma "militância errada" na briga das duas. "Eu não consigo associar a questão do ato em si com uma questão racial diretamente", disse Nego Di. "Sim, também não vi mais isso", concordou Karol.
"Isso pra mim é militar errado, porque tu pegou toda uma causa e botou numa parada que não tem a ver com a causa", explicou o comediante. "Eu não fiquei com pena da Carla por ela ser branca. Eu fiquei com pena da Carla pela maneira que ela foi acordada, mas eu fiquei com muito mais pena de ti porque eu vi o que tu tava fazendo com a sua carreira. Isso foi militância num ponto que não precisava", continuou.
Karol se defendeu. "Essa questão da gente ficar falando ser preta ou branca é uma questão que toda preta a primeira coisa vai falar disso, até ver que não é. Só que eu acho um pouco perigoso ela falar 'ai, militou errado'. Poderia ter falado de outra forma", disse.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira