No último sábado (11/06), Talitha Morete, uma das apresentadoras do É de Casa, cometeu uma gafe ao apresentar Silene, uma cozinheira que vende cocadas no salão de beleza que ela costuma frequentar. Talitha pediu para que Silene, que é negra, servisse as cocadas para todos que estavam no programa, gerando um debate sobre a sutileza do racismo estrutural.
saiba mais
Mumuzinho fala sobre 'comprar sucesso' e web aponta indireta a Arthur
Grazi Massafera será mãe de Jade Picon em Travessia
Gkay detona Sonia Abrão após crítica e abandona entrevista
Premiada no México, Cair em Tentação estreia no catálogo do Globoplay
Atores de Pantanal testam positivo para COVID-19 e são isolados
Nesta terça-feira (14/06), a apresentadora usou as redes sociais para comentar o assunto e se desculpar. Com um breve texto, Talitha admitiu o erro e entendeu a gravidade da situação. "Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala”, começou Talitha.
"Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar", continuou a apresentadora. Talitha comentou sobre a reflexão que tem feito desde o episódio e citou a importância de sermos vigilantes antirracistas.
"Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete.”
Ainda muito criticada por internautas, Talitha recebeu o apoio do amigo, Manoel Soares, que durante a situação, foi quem impediu que Silene servisse a todos e pôs fim no ‘climão’ instaurado.
“Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores”, disse ele, em um trecho do seu comentário na postagem de Talitha.
Relembre o que ocorreu no último É de Casa
No É de Casa exibido no último sábado (11/06), Talitha apresentou a todos Silene, uma cozinheira que vende cocadas no salão onde ela frequenta, no Rio de Janeiro. Em dado momento, Talitha pediu a Silene, que é negra, que servisse a todos no estúdio.
“A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo a sua cocada”, disse Talitha. Silene, meio sem jeito, aceitou. Foi quando Manoel interferiu na situação.
“Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”. Confira o vídeo:
Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns Manoel Soares %uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFF pic.twitter.com/CCBTKmjoJZ
— Lázaro Rosa %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83D%uDEA9 (@lazarorosa25) June 13, 2022