Saiba tudo o que acontece no último capítulo de O Clone

Novela de Glória Perez aborda temas da cultura muçulmana, a polêmica sobre clonagem humana e a dependência química

Divulgação/TV Globo
O Clone (2001) (foto: Divulgação/TV Globo)

Após seis meses no ar, chega ao fim a reprise de O Clone no Vale a pena ver de novo na TV Globo. A trama de Glória Perez termina com mistérios e reviravoltas.

obra tem a direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção de núcleo de Jayme Monjardim, que também divide a direção-geral da novela com Marcos Schechtman.

 

A produção mostra uma história de amor impossível entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli), e traz temas da cultura muçulmana, a polêmica sobre clonagem humana e a dependência química.

 

No último capítulo do folhetim, acontece uma grande comemoração no bar de Dona Jura (Solange Couto). A dona do boteco mais famoso de São Cristóvão recebe uma série de convidados especiais e termina ao lado de Tião (Antônio Pitanga) após fazerem as pazes em um pagode, lugar favorito do casal.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Dona Jura (Solange Couto) e Tião (Antônio Pitanga) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

As supostas sessões de cura de Ligeiro (Eri Johnson) e Raposão (Guilherme Karan) têm data e hora certa para terminar. Edvaldo (Roberto Bonfim) será o responsável por colocar um ponto final e trazer à tona toda a verdade sobre os farsantes, que saem correndo com Aninha (Kika Kalache) com medo do linchamento do público.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Edvaldo (Roberto Bonfim) (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Xande (Marcello Novaes) finalmente se une a Mel (Débora Falabella) para criar seu filho, que recebeu o mesmo nome do pai. A jovem finalmente vai pedir aos pais que a internem em uma clínica de reabilitação. Após se livrar das drogas, Lobato (Osmar Prado) se tornará padrinho da jovem nas reuniões dos Alcoólatras Anônimos.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Mel (Débora Falabella) e Xande (Marcello Novaes) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Ao lado de Nando (Thiago Fragoso) que também está em tratamento, Mel inaugura uma clínica para reabilitação de dependentes químicos. Os dois dão ao local o nome de Clínica Regininha, em homenagem à amiga que some misteriosamente após ser rejeitada pela própria mãe.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Nando (Thiago Fragoso) e Mel (Debora Falabella) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Após idas e vidas, Leônidas (Reginaldo Faria) e Yvete (Vera Fischer) terminarão juntos e felizes, e a dondoca descobre que está grávida de gêmeos de "Leãozinho". Ainda na mansão dos Ferraz, Yvete convida Dalva (Neuza Borges) para ser madrinha dos herdeiros.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Yvete (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Farias) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Depois de tanto sofrer durante o casamento com Lucas, Maysa (Daniela Escobar) finalmente vai superar o ex, que sempre foi apaixonado por outra mulher. A socialite aparece passeando na praia, agora de mãos dadas com um novo amor, vivido por Tony Ramos, tendo a chance de um recomeço.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Maysa (Daniela Escobar) e seu novo amor em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Seguindo os costumes muçulmanos, Said (Dalton Vigh) se casa novamente, dessa vez com Zuleika (Fabiana Alvarez). Ela vive às turras com Ranya (Nívea Stelmann), as duas disputam entre si a atenção do marido. Por outro lado, o empresário permite que Jade visite Khadija (Carla Diaz).

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Said (Dalton Vigh), Zuleika (Fabiana Alvarez) e Ranya (Nívea Stelmann), em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Ali (Stênio Garcia) se casa com Zoraide (Jandira Martini) em uma cerimônia muçulmana tradicional e perdoa a sobrinha Jade. Após o casamento, Nazira (Eliane Giardini) se depara com Miro (Raul Gazola) em cima de um cavalo branco e com vestes dignas de um sheik, o rapaz implorará pela companhia da solteirona, ela aceitará o convite, subirá no animal e, em um passe de mágica, o casal voará pelo céu.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Nazira (Eliane Giardini) e Miro (Raul Gazola) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Já Mohamed (Antonio Calloni) viverá em harmonia com Latiffa (Letícia Sabatella), sem uma segunda esposa. O comerciante aceita que o brasileiro Zé Roberto (Yuri Xavier) namore Samira (Sthefany Brito) após o garoto se converte ao islamismo. Os jovens ficam juntos no final.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Samira (Sthefany Brito) (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Karla (Juliana Paes) se dará bem após o golpe contra Tavinho (Victor Fasano). Ela viverá no luxo graças à pensão cedida pelo empresário, que se recusa a seguir com o processo para não ter que criar o filho caso ela seja presa. A decisão parte de Lidiane (Beth Goulart) pois só assim ela terá paz e poderá fingir que aquela situação 'pra lá' de inusitada nunca aconteceu. A modelo até realizará o maior sonho de Odete (Mara Manzan): comprar uma cobertura no Piscinão de Ramos.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Karla (Juliana Paes) e Odete (Mara Manzan) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Alicinha (Cristiana Oliveira) acaba sendo demitida da boate após Roger (Jayme Periard) ver o processo que Escobar (Marcos Frota) abriu contra ela, após a demissão, ela é obrigada a dividir seus bens com Aurélio (Humberto Martins), seu ex-marido. No entanto, ela termina a trama trabalhando em uma grande empresa e já está de olho na sua próxima vítima, o seu chefe.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Alcinha (Cristiana Oliveira) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

No entanto, Escobar arranja uma nova paixão: Shirley (Danielle Winits). Logo na primeira aparição, a moça, jovem, bonita e simpática já desperta a desconfiança de Anita (Myrian Rios) e Júlio (Murilo Grossi), que pressentem que a história de desilusão amorosa está prestes a se repetir na vida do cientista.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Escobar (Marcos Frota) e Shirley (Danielle Winits) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Deusa (Adriana Lessa) ganha no tribunal o título de mãe de Léo (Murilo Benício). Mas a manicure fica sem o filho, que parte para o Marrocos. Por fim, a dançarina terminará esperando o herdeiro, como sempre fez durante toda trama. Edna (Nívea Maria) também vai até o país africano após denunciar Albierie (Juca de Oliveira) no Conselho de Ética por ter realizado o experimento de clonagem. A secretária se une à inimiga, a jornalista Amália (Maria João) e as duas promovem uma caçada ao doutor.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Deusa (Adriana Lessa) (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Após ser desmoralizado publicamente e perseguido pela imprensa e pela comunidade científica Albieri foge para o Marrocos e encontra Léo, que pede ao cientista que crie mais alguém como ele, o médico não nega ou acata o pedido da sua criação e os dois somem nas dunas do deserto do Saara, deixando um final aberto sobre o destino do criador e criatura. 

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Albieri (Juca de Oliveira) e Léo (Murilo Benício) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

Apesar das dificuldades ao longo da trama, Jade e Lucas ficam juntos. A muçulmana vai para as ruínas onde se encontrava com Lucas quando eram jovens. O rapaz vai para o mesmo lugar, os dois se encontram e se beijam apaixonadamente no último capítulo de O Clone.

Divulgação/Reprodução/TV Globo
Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli) em O Clone (foto: Divulgação/Reprodução/TV Globo)

MAIS SOBRE SERIES-E-TV