Uai Entretenimento

NÃO ESTAVA NO ROTEIRO

Ary Fontoura diz que cuspiu no rosto de Claudia Raia durante gravação

ator Ary Fontoura revelou que cuspiu de verdade no rosto da atriz Claudia Raia durante as gravações da novela A Favorita (2008), que será reprisada pela primeira vez na TV Globo a partir do dia 16 de maio no Vale a pena ver de novo.


Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o artista relembrou uma das cenas mais marcantes da trama de João Emanuel Carneiro.

 

Na cena em questão, revela que Silveirinha (Ary Fontura) é aliado da grande rival de Donatela (Claudia Raia), Flora (Patrícia Pilar).

 

Em um surto de sinceridade, o mordomo admite que odeia a patroa e que sente nojo dela. Fontoura fugiu do script e cuspiu de verdade no rosto de Raia, algo que não foi ensaiado.

 

Ary contou que ficou tão envolvido com a dramatização que acabou passando dos limites e disse que isso só foi possível porque ele e Claudia Raia são muito amigos.


 

"É uma cena cruel. Estávamos tomados pela emoção. Começamos a brigar e foi indo, foi indo, foi indo e as coisas aconteceram, eu cuspi de verdade na Claudia. É claro que a gente não pode perder a razão, mas há cenas que são tão envolventes que temos que tomar muito cuidado para não ultrapassar limites", disse o veterano à coluna.

Em 2020, em entrevista na época em que A Favorita foi disponibilizada no Globoplay, Claudia também comentou sobre o improviso de Ary, ela reforçou que só foi possível pela entrega e intimidade que existiam entre os atores.

 

"A cena do cuspe foi uma loucura. A Donatela pega o Silveirinha com a Flora, entra ali e dá de cara com a traição. Ele, que parecia um mordomo fofo, querido, é um vilão da pior espécie, que não vale nada", iniciou.


 

"Eu falava muito, falava horrores pra eles. Nós passamos e não tinha o cuspe, não estava escrito isso. A gente começou a fazer e aquele ódio veio vindo, pegando fogo. Eu falava na cara dele, bem perto, ficamos cara a cara, e vi que ele ficou transtornado. Na hora pensei: 'Nossa'. Do nada, ele cuspiu na minha cara", recordou.

 

"Ficou aquela pausa que você não ensaia. É genuína, dependendo do que é feito ali. Me deu um ódio daquele cuspe. Mas achei incrível, eu amei , achei que deu aquela levantada ", destacou.

 

A intérprete de Donatela também contou que, após terminarem de gravar, todos no estúdio Globo os aplaudiram.


 "Essa cena ficou pra sempre, falo sempre dela. É a intimidade dos atores. Imagina se o Ary pensasse: 'Se eu cuspir na cara da atriz, ela vai ficar puta'. Não pode. Essa coisa tão visceral, tão unida, nos deu a liberdade para que a gente criasse, arriscasse. Nunca imaginei levar uma cusparada na cara, e olha que eu já passei por muita coisa na vida", brincou.

 

Confira, abaixo, a cena do cuspe em A Favorita: