Nesta quinta-feira (24/02), após semanas de tensão na Europa, a Rússia iniciou uma invasão na Ucrânia. Em 2015, a Netflix lançou um documentário que contextualiza parte do crescimento dos conflitos entre os dois países, que possuem uma ligação histórica.
Leia Mais
Patrícia Abravanel faz festa para Tiago Abravanel no SBTMariana Ferrão relembra Dança dos Famosos e desabafa: 'Me senti estuprada'Equipe da TV Globo é intimidada e ameaçada por policiais em greve em MGPantanal: TV Globo exibe primeira chamada oficial do remakeRepórter do SBT Rio chora ao ser intimidada por dois homens ao vivoLuana Piovani critica comentários sobre o BBB em meio a conflito na UcrâniaIntitulado de Winter On Fire: Ukraine's Fight for Freedom, a produção foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2016. Dirigido por Evgeny Afineevsky, o documentário tem foco na Euromaidan, que foi uma série de manifestações e agitação civil que teve início em novembro de 2013 e seguiu até fevereiro de 2014.
Os protestos irromperam após a decisão do governo ucraniano de suspender os preparativos para a assinatura de um Acordo de Associação e de um Acordo de Livre Comércio com a União Europeia, com o objetivo de estreitar relações econômicas com a Rússia.
Os manifestantes defendiam a integração europeia e após as medidas do governo, pediram pela renúncia do Presidente Viktor Yanukovych. Os protestos foram marcados pela forte presença policial e violência das forças do governo.
Apesar de não mostrar a origem das tensões, o documentário aborda conflitos importantes que influenciaram no aumento da inquietação entre os dois países.