Uma equipe da TV Thati, afiliada da Record TV em Campinas interior de São Paulo, sofreu um atentado na madrugada da última segunda-feira (14/02). O caso ocorreu em frente a 2ª Delegacia Seccional da cidade.
Leia Mais
Repórter da Band quase é atropelado ao vivo; assista! Renata Lo Prete é afastada e Fábio Turce assume o Jornal da GloboBand bate recorde de audiência e humilha Globo com jogo do PalmeirasWilliam Bonner ironiza viagem de Mário Frias: 'Por que não foi online?'Chico Pinheiro cita Emicida ao falar sobre racismo no Bom Dia BrasilSete jornalistas que se confundiram e soltaram gafes de 'assuntos íntimos'Devota de Santo Antônio pede 'dengo' e viraliza nas redes sociaisMarcos Uchôa associa demissões em massa na TV Globo a BolsonaroAo vivo, repórter da TV Globo é 'atacado' por cães querendo brincarTino Marcos diz que já flagrou ex-Seleção Brasileira cheirando cocaínaRepórter da Record TV é atingida por tomate e desabafa: 'Humilhação'Faustão comete série de gafes em conversa com Vera Fischer e é corrigidoPor falta de segurança, correspondentes do SBT e da Band deixam KievPantanal: TV Globo exibe primeira chamada oficial do remakeEquipe da TV Globo é intimidada e ameaçada por policiais em greve em MGApresentador da TV Globo desabafa e chora ao cobrir tragédia em PetrópolisFátima Bernardes tem data marcada para deixar Encontro, segundo colunistaAntonio Fagundes fecha contrato com TV Cultura e estreará com ex-globaisO cinegrafista Leandro Marques foi atropelado de propósito enquanto fazia uma gravação junto com a repórter Juliana Giachini. Ele teve escoriações leves.
O próprio profissional flagrou a ação, ele e a jornalista estavam do lado de fora do distrito policial da cidade paulista para acompanhar uma ocorrência sobre violência doméstica. Quando gravavam uma parte da reportagem, o motorista de um carro prata acelerou e avançou o veículo contra o repórter cinematográfico da emissora local.
Nas imagens, é possível ver o momento que o suspeito atinge o cinegrafista que acabou atropelado e deixou a câmera do canal cair no chão.
De acordo com as informações do G1, a vítima fez exame de corpo de delito. Ele teve ferimentos nas pernas e nos braços. A repórter não ficou ferida. O suspeito fugiu e ainda não foi localizado pelas autoridades. O motivo do atentado ainda é desconhecido.
A polícia mostrou as imagens do atropelamento para a vítima da violência doméstica que estava sendo reportado pela equipe, mas ela não reconheceu o autor. O caso foi registrado na delegacia como lesão corporal.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestaram "total solidariedade" à equipe de profissionais.
"É fundamental a imediata identificação e punição do responsável por esse ataque contra os profissionais, que se soma à uma preocupante frequência de atentados contra a vida de jornalistas durante o exercício da atividade profissional", diz trecho da nota.
Confira, abaixo, a nota oficial na íntegra:
"Recebemos na manhã desta segunda-feira, dia 14, denúncia que uma equipe de reportagem da TV Thati Campinas sofreu tentativa de atropelamento enquanto cobriam um caso de violência doméstica.
O ataque ocorreu durante a gravação da reportagem, quando um veículo acelerou contra a equipe da repórter Juliana Giachini e o repórter cinematográfico Leandro Marques, que foi atingido e sofreu ferimentos, felizmente sem gravidade.
A diretoria da regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total solidariedade à equipe de profissionais da TV Thati. Acompanharemos os desdobramentos desse caso e cobraremos que sejam tomadas as providências cabíveis.
É fundamental a imediata identificação e punição do responsável por esse ataque contra os profissionais, que se soma à uma preocupante frequência de atentados contra a vida de jornalistas durante o exercício da atividade profissional".
Veja, abaixo, o vídeo: