1º de dezembro foi o dia escolhido para reforçar as pautas sobre conscientização, prevenção e tratamento da infecção pelo vírus HIV.
A dramaturgia, sempre uma aliada a pauta, de tempos em tempos traz o assunto em novelas e séries.
Leia Mais
TV Globo corta palavra 'festa' da vinheta e aposta em logomarca coloridaSessão da Tarde exibe o filme Resgate Abaixo de Zero nesta quarta-feiraJuliette revela presente inusitado de Anitta e expõe flerte com Tiago IorcJornalista da Globo é demitida após 41 anos na emissora: 'Está sendo duro'Sessão da Tarde exibe o filme Um Presente Especial nesta terça-feiraNovelista Tiago Santiago denuncia censura: 'Não deixaram beijo gay'O Cravo e a Rosa: Atores do elenco que já morreram e talvez você não saibaSessão da Tarde exibe o filme Maria do Caritó nesta sexta-feiraAstróloga julga mapa astral de Angélica em programa de signos da HBO MaxMTV anuncia elenco do De Férias Com o Ex: CaribeGiovanna Antonelli não era primeira opção para viver Jade, em O CloneRepórter do Mais você casa escondida e surpreende Ana Maria Braga ao vivoVale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duas diferentes substâncias — os antivirais lamivudina e dolutegravir sódico — em um único comprimido. O remédio foi desenvolvido pela companhia ViiV Healthcare — parte da farmacêutica britânica GSK — e recebe o nome de Dovato.
'O Portador' (1991)
Há 30 anos o Brasil conhecia a minissérie que contou a história de Léo, interpretado por Jayme Periard, que descobriu ser soropositivo ao doar sangue. O próprio já havia recebido transfusão de sangue anteriormente, quando sofreu um acidente de avião. A trama abordava com delicadeza o vírus, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos portadores do HIV.
'Malhação' (1999)
Nesta temporada, a personagem de Samara Felippo, que se chamava Érica, descobre ser portadora de HIV. Com o passar do tempo, a adolescente vai retomando sua vida convivendo com o vírus, trazendo esperança e otimismo para os telespectadores.
'Sete Pecados' (2007)
Carla Diaz interpretou Gina, personagem que era portadora do HIV desde o seu nascimento. Por este motivo, a jovem evitava tornar seu relacionamento com Sandro, interpretado por Darlan Cunha, sério.
'Totalmente Demais' (2015)
O jovem Gabriel, vivido por Icaro Zulu, foi a criança adotada por Carolina, Juliana Paes, na trama.
Contudo, o menino era soroposito e a personagem descobriu durante o processo de adoção. Gabriel já havia sido rejeitado anteriormente por outras famílias, mas o amor de Carol passa por cima disso e ela não desiste de tê-lo como filho.
'Os dias eram assim' (2017)
Nanda, a personagem de Julia Dalavia, emocionou o público com sua história ao se descobrir soropositiva na década de 80, uma época em que não se sabia quase nada sobre HIV / Aids no Brasil.