A Record TV cometeu um grave erro nesta terça-feira (19/10) no telejornal Fala Brasil . O programa começou a noticiar uma explosão em um shopping de Barueri, São Paulo, que não aconteceu. Com direito a Comandante Hamilton sobrevoando os céus, a 'cobertura' durou mais de 5 minutos e falava de feridos, correria e todo um cenário trágico que não existia.
saiba mais
Tadeu Schmidt também é favorito para o lugar de Tiago Leifert no The Voice
Patrícia Poeta chora ao vivo em aniversário após cirurgia: 'Segunda chance'
Veja como e onde assistir Verdades Secretas 2, que estreia nesta quarta
Intérprete de libras da CPI da COVID se emociona com relato de órfã
Sessão da Tarde exibe o filme Um Dia nesta quinta-feira
"A princípio seria uma explosão na parte de um gerador, essa ambulância acabou de chegar, uma vítima já está sendo colocada, vítimas com ferimentos na parte do rosto. O fato é que pelo menos sete pessoas feridas nessa grave ocorrência”, afirmou o piloto, enquanto os âncoras, Mariana Godoy e Sérgio Aguiar , cobriam a 'tragédia'.
"São trabalhadores do shopping. Nesse horário, faltando dez minutos para nove horas da manhã, ainda não está aberto o comércio para o público em geral. Então são trabalhadores do shopping, que estavam nesse subsolo e são esses trabalhadores que ficaram feridos. Sete pessoas por enquanto, comandante?", perguntou Mariana a Hamilton, que deu mais detalhes:
"São trabalhadores, eles foram posicionados aqui no estacionamento, neste momento todo o shopping foi evacuado. Pelo menos quatro nós já acompanhamos que seguiram em direção aos hospitais aqui da região oeste de São Paulo. Lembrando: há pelo menos sete vítimas. Pode ser, inclusive, que a estrutura tenha sido danificada, viu, Mariana? Eles podem ter que fazer o trabalho de remoção dessas vítimas debaixo de escombros", afirmou o comandante.
Por volta de 8h55, o telejornal foi para o intervalo comercial e disse que voltaria com maiores informações do ocorrido. Na volta, Sérgio e Godoy não tocaram no assunto por mais de 10 minutos. Após a pausa, a bancada explicou que a situação "não era bem assim".
"Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários", disse Aguiar, sem se desculpar com a audiência. O assunto viralizou e se tornou motivo de piadas por parte dos internautas.
FAKE NEWS DO EDIR MACEDO: O programa Fala Brasil, da Rede Record, inventou uma explosão com feridos em um shopping na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O telejornal ficou cerca de cinco minutos, na manhã desta terça-feira, noticiando algo que não existiu.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) October 19, 2021
SIMPLESMENTE NÃO REAJA! Record dá barrigada e inventa explosão de shopping durante o Fala Brasil.
— %uD835%uDCD4%uD835%uDCFE %u270D%uFE0F (@Eu_simplesment) October 19, 2021
Durante quase cinco minutos, o telejornal matinal deu informações detalhadas sobre uma explosão em um shopping da cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo.
+ pic.twitter.com/8BFo3oA46B
%u201CJornalismo Verdade%u201D https://t.co/qgUs6CTdVe
— Rhenzo (@rhenzonogueira) October 19, 2021