Na manhã desta quarta-feira (22/09), a apresentadora Ana Maria Braga foi duramente criticada através das redes sociais por deferir um comentário interpretado como racista, durante o programa matinal Mais você, TV Globo.
Leia Mais
Lázaro Ramos se despede da TV Globo: 'Seguirei para outras descobertas'Clássico da Manchete, Dona Beija ganhará remake que pode ir para a NetflixFátima Bernardes critica Bolsonaro por discurso na ONU e revela vergonhaAlanis Guillen, a Juma de Pantanal, revela benção de Cristiana Oliveira Família Kardashian planeja lançar novo reality show ainda em 2021Sessão da Tarde exibe o filme Alice Através do Espelho nesta sexta-feiraAna Maria Braga se desculpa após usar expressão racista: 'Não se repetirá'Giovanna Grigio posa com elenco do remake de Rebelde na NetflixLázaro Ramos e Ingrid Guimarães deixam TV Globo e assinam com streamingAo lado de Ivete Sangalo, Daniela Mercury celebra democracia no Música BoaEnquanto conversava com o repórter Fabrício Battaglini, que estava ao vivo em uma fazenda de girassóis, a apresentadora afirmou sentir "inveja branca" do colega por ele estar em um local bonito.
O erro de Ana ocorreu enquanto o programa celebrava o início da primavera e por conta da data, Battaglini foi enviado para Cerquilho, localizado no interior de São Paulo, para mostrar uma plantação de girassóis. No momento, ocorrido ao vivo, o correspondente saudou a apresentadora entre as flores.
"Ana, bom dia. Boa primavera para você e para toda a turma.
Olha só. Ontem eu estava aí com você no estúdio. E hoje, às 5h da manhã, eu e a equipe entramos no carro, saímos rumo a Cerquilho para mostrar essa imagem maravilhosa. Quero saber o seguinte: valeu a pena esse esforço nosso, Ana?", perguntou o repórter.
Ao responder, Ana utilizou o termo entendido como racista. "Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos. Não são todos. Quando vocês passam perrengue não. Mas tem alguns momentos. Eu fui repórter de rua durante muitos anos e morro de inveja.
Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está. Você estava aqui ontem e eu continuo aqui hoje (risos)", disparou.
O termo usado por Ana Maria é uma expressão racista por vincular a cor branca a algo positivo e a preta a algo que não faz mal. No Twitter, a veterana foi criticada pela gafe. "Ligo a TV e Ana Maria Braga diz a seu repórter: 'estou com inveja boa. Inveja branca'. Não aprende", comentou uma internauta. "E Ana Maria soltando uma expressão racista: 'uma inveja boa, uma inveja branca'. Não tem jeito: o racismo nosso de cada dia sempre transparece na expressão espontânea", disse outro.