Durante o Mais Você desta quinta-feira (17/6), a apresentadora Ana Maria Braga reproduziu preconceitos linguísticos e raciais ao “homenagear” os povos do Leste Asiático (China, Japão, Coreia).
Leia Mais
Elenco de iCarly responde se Gibby irá participar dos novos episódiosEm Verdades secretas 2, cenas de sexo terão duas versões; entenda Arthur Picoli confunde exame de Covid com teste de gravidez e parabeniza fãEx-Pedrinho diz que passou apuros em 'encontrar tesão' em cenas de sexo gaySamantha Schmütz critica famosos que não se posicionam: 'Vivendo em Nárnia'Ana Hikari lamenta homenagem a asiáticos na TV Globo e diz: 'Foi racista' Colombo deixa quadro da CNN após Garcia liderar lista sobre fake newsCesar Tralli se emociona ao vivo no Jornal Hoje ao anunciar morte de colegaSessão da Tarde exibe o filme Tudo que Quero nesta sexta-feiraNetflix aposta em série de comédia brasileira com assassinatoInternet reage à saída antecipada de Faustão da Globo; confira"Inclusive, antes de você começar aí, eu quero te fazer uma homenagem. Cadê meu samurai predileto?", chamou Ana Maria.
"Eu quero te fazer uma homenagem e é pra você. Eu tenho um samurai aqui, vestido adequadamente pra combinar com você. E fala como é uma coisa fantástica.
Fala como samurai, não é?", perguntou.
Fala como samurai, não é?", perguntou.
Em seguida, aparece um rapaz branco chamado William vestindo roupas tradicionais e usando maquiagem. “Bom dia, Ana 'Malia Blaga', tudo bom?", disse, reproduzindo a maneira com que, supostamente, os descendentes de japoneses falariam português.
"Bom dia, Zu, tudo bom? Saudade. Saudade de você, Zu, tá na minha tela. Liberdade?", disse ele, trocando a letra J pela Z desta vez. Confira o vídeo do momento, abaixo:
Yellowface (cara amarela, em português) é uma forma de maquiagem usada por artistas brancos para “representar” pessoas de etnias asiáticas. Mas, assim como o blackface no caso dos negros, é considerada uma prática racista.
Nas redes sociais, a apresentadora e o programa foram criticados pelos internautas, que apontaram xenofobia, racismo e preconceito linguístico no trecho do programa.
Veja algumas reações:
Veja algumas reações: