O piloto de helicóptero da Record TV, Darlan da Silva Santana, foi baleado na panturrilha direita por uma bala perdida na manhã desta sexta-feira (28/05) enquanto sobrevoava a comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Leia Mais
Teto da Record TV Rio desaba e deixa feridosRecord TV veta ida de Rodrigo Faro a TV Globo Globo x Record: irmãs Poeta disputam audiência no sábado de manhãCarla Cecato é demitida da Record TV depois de 16 anos de trabalhoJornalista da Record TV é demitida e expõe supostos casos de machismo Ex-BBB João Luiz apresentará programa do Globoplay ao lado de Babu SantanaVacinada, Glória Maria volta a apresentar o Globo RepórterO profissional, mesmo ferido, conseguiu fazer um pouso de emergência no estádio de futebol Nilton Santos, conhecido como o Engenhão, no bairro vizinho, Engenho de Dentro, de acordo com as informações do G1.
Após pousar, médicos do Samu prestaram os primeiros socorros, em seguida o piloto foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, onde foi atendido. O estado de saúde é estável. Além de Darlan, um cinegrafista também estava na aeronave, mas não se feriu.
O caso é investigado pela delegacia de São Cristóvão, que já solicitou uma perícia no helicóptero para detectar qual foi o tipo de arma que atingiu e de onde partiram os disparos que feriram o piloto.
Nesta manhã, ocorreu um intenso confronto após policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira serem atacados por traficantes na Rua Visconde de Niterói, principal via que dá acesso à comunidade carioca.
Em nota, A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), disseram ser “inaceitável” esse tipo de violência contra a imprensa. Confira abaixo a íntegra da nota:
"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) consideram de extrema gravidade o atentado contra um helicóptero da Record TV, ocorrido nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro. A aeronave foi atingida por um tiro enquanto sobrevoava o Morro da Mangueira, onde acontecia uma operação da Polícia Militar, após agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) serem atacados por criminosos. O piloto Darlan Silva de Santana foi ferido na perna. Ele fez um pouso de emergência nas proximidades do estádio Nilson Santos, o Engenhão, e foi levado ao hospital. É inaceitável que a imprensa seja submetida a este nível de violência. ABERT, ANER e ANJ seguirão empenhadas em coibir toda e qualquer represália ao trabalho jornalístico e pedem providências imediatas às autoridades locais para o esclarecimento do caso e rigorosa apuração dos fatos".