Um, dois, três... Bem, quando chegou a sete, você aí de casa já estava com a pulga atrás da orelha havia tempo. Afinal de contas, o que é essa tal de Schitt’s Creek, que levou sete (de um total de nove, já que dois haviam sido entregues antes) Emmys na noite de domingo, batendo todos os recordes de uma série de comédia em um único ano?
Sim, ela está disponível no Brasil, ainda que pouca gente tenha se dado conta disto. Pode ser vista no canal pago Comedy Central e na plataforma de streaming Paramount%2b (neste último, somente até a quinta temporada).
Levou no domingo os prêmios de melhor série, ator para Eugene Levy, atriz para Catherine O’Hara, ator coadjuvante para Dan Levy, atriz coadjuvante para Annie Murphy, direção para Dan Levy e Andrew Cividino, roteiro para Dan Levy. Dois prêmios anteriores, Casting e Figurino, haviam sido entregues antes, no Creative Emmy.
Leia Mais
Emmy 2020: A atriz Zendaya é um dos destaques da premiaçãoEmmy 2020: 'Watchmen', 'Schitt's Creek' e 'Succession' triunfam na premiaçãoJimmy Kimmel brinca com a pandemia na abertura do Emmy Awards 2020Ator de 'Prison Break' confirma retorno da sérieVeja por que a cerimônia virtual do Emmy funcionouDesta maneira, os Rose rumam para Schitt’s Creek e é neste cenário improvável que a comédia criada por Eugene e Dan Levy, pai e filho, atrás e na frente das câmeras – eles interpretam Johnny e David Rose na série.
Schitt’s Creek teve uma audiência convencional em seus primeiros anos. Em 2017, quando a Netflix passou a exibir a série internacionalmente, houve um estouro. A produção ganhou fãs e prestígio, ainda que somente em 2019 a série tenha sido reconhecida pelo Emmy – foi indicada em quatro categorias, mas não levou nada.
Neste Emmy, seria tudo ou nada, já que Schitt’s Creek terminou em abril, após seis temporadas. Foi indicada em 15 categorias, levando nove prêmios.
Ainda que a quantidade de prêmios tenha sido uma surpresa, Schitt’s Creek era apontada como favorita na seara das comédias. E o elenco sabia disto: da festa no salão de gosto meio duvidoso no Canadá que o mundo assistiu, havia até um microfone no meio para os discursos.
“Como pai, foi uma grande alegria trabalhar na frente das câmeras por seis anos com meus dois filhos, Daniel e Sarah (Levy, que interpreta Twyla Sands)”, disse Eugene Levy durante os agradecimentos.
Já Dan Levy, que foi e voltou várias vezes no microfone para agradecer os vários prêmios da noite, disse que fazer a série foi “a maior experiência” de sua vida.