Em meio à onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos, produtores de algumas das mais famosas animações de TV anunciaram que dubladores brancos deixarão de dublar personagens de outras etnias.
Em comunicado, os produtores da animação Os Simpsons (Fox) informaram que o elenco será reformulado. A decisão foi tomada após outras séries de animação como Uma família da pesada (Fox), Central park (Apple TV+) e Big mouth (Netflix) anunciarem mudanças no elenco, pressionado pelas manifestações do Black Lives Matter, após o assassinato de George Floyd.
saiba mais
Após mais de 100 dias longe dos palcos, Jota Quest faz show drive-in do Allianz Parque
Arthur Aguiar assume traição, mas nega ter sido abusivo
Zé Neto, da dupla com Cristiano, testa positivo para COVID-19
Vídeo: Repórter da CNN é assaltada ao vivo em São Paulo
Novo romance de Eliana Alves Cruz expõe o apartheid brasileiro
Há cerca de 5 meses, o personagem de Apu Nahasapeemapetilon — de origem indiana, dublado pelo ator branco Hank Azaria desde o começo da série —, um dos mais problemáticos da série por representar indianos de uma maneira estereotipada, deixou de aparecer nos novos episódios da produção.
O ator que dublava o personagem decidiu abandonar a animação após o lançamento do documentário O problema com Abu (2017), no qual o ator e comediante de origem indiana Hari Kondabolu denuncia os estereótipos associados ao personagem, começando por seu sotaque carregado.
Além do Apu, o médico Dr. Hibbert e Carl Carlson, amigo do protagonista Homer Simpson, também devem ganhar novos dubladores.
Na nova temporada de Uma família da pesada, o personagem Cleveland não será dublado por Mike Henry. Na sexta-feira (26), o ator anunciou que está deixou a produção. ''Foi uma honra interpretar Cleveland durante 20 anos. Eu amo esse personagem, mas pessoas negras deveriam interpretar personagens negros. Portanto, estou abrindo mão dele", escreveu no Twitter.
Na quarta (24), Jenny Slate já havia anunciado que não dublaria mais a Missy, de Big mouth. E a nova versão da animação Central park, que deve estrear em breve na Apple TV , também teve o quadro de dubladores alterado: Kristen Bell emprestaria sua voz para uma personagem birracial. Conhecida por protagonizar a série The good place (NBC/Netflix), a atriz foi afastada do papel.