O eliminado desta terça-feira (24), do Big Brother Brasil 20, foi Daniel. O Brother teve 80,82% dos votos. Ivy recebeu 9,64%. Flayslane recebeu 9,54%.
No tradicional jogo da discórdia realizado na noite de segunda-feira (23), a maioria dos brothers apontou Flyslane Raine como a mais provável a deixar a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Em bolão, a cantora recebeu seis votos; Yvi e Daniel tiveram dois votos cada um.
Na manhã desta terça, o assunto “Hoje é Daniel” já era um dos mais comentados no Twitter. “Hoje o Daniel vai trazer um pouco de felicidade para nós, brasileiros sofredores da quarentena”, tuitou um dos internautas.
Nos últimos dias, uma corrente no Instagram também buscou promover a votação em massa no ator. Nos stories, um perfil apontava que havia acabado de votar em Daniel e indicava mais três amigos para fazer o mesmo.
A impopularidade de Daniel teve início com atitudes inconsequentes do ator gaúcho, que geraram a perda de várias estalecas (espécie de dinheiro do reality)da casa.
O competidor também foi alvo de cancelamentos por parte dos internautas por atitudes que foram interpretadas como assédio em Gizelly.
#DanielExpulso e #DanielAssediador estavam entre os assuntos mais falados do Twitter na última semana de fevereiro, quando ele abraçou a sister de modo inconveniente.
Na casa, o ator se relaciona com Marcela, melhor amiga de Gizelly. Além disso, o ator já entrou em conflito diversas vezes com Felipe Prior e também não cultiva boa relação com Babu Santana.
Na opinião de Arthur Guedes, doutorando em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela UFMG e especialista em reality shows, Daniel deve ser eliminado com votação recorde por influência da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus.
“No paredão dessa semana, eu tenho certeza de que o Daniel será eliminado, talvez, com uma votação recorde. Ele despertou uma antipatia generalizada do público, então existe um reforço enorme para retirá-lo.
Devido à quarentena, pode ocorrer de os brothers receberem mais votos, porque os internautas têm mais tempo disponível para se dedicar a isso. Creio que a Yvi receba muitos votos, mas acho que o Daniel vai receber a maioria esmagadora”, afirma o especialista.
Paredão
A formação do nono paredão do BBB 20 começou a ser decidida na prova do líder, realizada na última quinta-feira (19).
Com minutos de disputa, Daniel Lenhardt se desequilibrou e foi, conforme indicado por Tiago Leifert, o primeiro emparedado da casa.
A prova de resistência teve 26h de duração e consagrou Thelma como líder pela primeira vez nesta edição.
No último domingo (22), o paredão foi formado pela indicação de mais três competidores, além da prova bate-volta.
Exercendo seu direito de líder, Thelma indicou Flyslane ao paredão por “atitudes incoerentes”.
Com cinco votos, Felipe Prior foi o participante mais votado pela casa ao paredão e, conforme a dinâmica da semana, também pôde indicar alguém para a berlinda. Ele escolheu a mineira Yvi.
A prova de bate-volta, realizada no mesmo domingo, salvaria um dos indicados, exceto Flay, porque a escolha da líder era soberana.
Na prova, Daniel, Yvi e Prior tinham 24 palitos à disposição e deveriam encontrar aquele com a ponta dourada.
Em uma dinâmica eletrizante, decidida na última rodada, quando só restavam dois palitos, Prior se livrou do paredão.
Após a prova, o arquiteto comemorou a vitória pulando e gritando sozinho no quarto. "Obrigado, na raça. Mais uma semana. Obrigado, Brasil", celebrou.
Próximas semanas
Arthur Guedes acredita que, nas próximas semanas, caso confirmada a eliminação de Daniel hoje, a dinâmica da casa altere.
“Imagino que o jogo da Marcela (namorada de Daniel no reality) se transforme. A gente deve acompanhar de perto como o discurso dela vai mudar. Mas acredito que a Marcela também seja eliminada no primeiro paredão que disputar. Talvez não saia contra a Yvi, que tem mais rejeição do que a Marcela.”
Arthur também acredita no movimento da dupla Mari e Flay, mais soltas na casa, após os embates desta semana com a líder Thelma.
Sem futebol e as novelas na Globo, o BBB 20 se tornou fenômeno nas redes sociais. Enquanto o público se mantém isolado na quarentena, os participantes do Big Brother Brasil, aparentemente, são os únicos brasileiros que seguem a rotina normalmente. O programa vem batendo recordes de votação e audiência. Nestes tempos de coronavírus, Felipe Prior e Babu Santana mobilizam torcidas eufóricas, com apoio de celebridades como Dennis DJ, o atacante do Flamengo Gabigol, a cantora Anitta e o youtuber Felipe Neto.
* Estagiário sob supervisão da editora Silvana Arantes.