

O divertido discurso de agradecimento de Ramy Youssef na premiação – “Sei que vocês não viram meu show e até a minha mãe estava torcendo pelo Michael Douglas” – é a prova de que o prêmio não tem tanto a ver com popularidade. Mas um troféu sempre desperta o interesse do público – e Ramy já está caminhando para a segunda temporada.
saiba mais
Com 10 episódios, Ramy, a primeira comédia da TV sobre uma família árabe-muçulmana, acompanha os passos de seu personagem-título. Assim como a figura ficcional, Ramy Youssef (que os fãs vão reconhecer como o hacker Samar Swailem de Mr. Robot) é de uma família egípcia que vive em Nova Jersey.
A história é simples. Na casa dos 20 anos, Ramy está descobrindo a vida – leia-se o amor, o trabalho, o que planeja fazer para seguir em frente. O que diferencia a série de tantas outras é o tom de comédia, mas sem se abster às críticas. O personagem e os que o cercam apresentam o retrato da vida comum de uma minoria religiosa e étnica na América de Donald Trump.
As duas minisséries são mais densas, The act um tanto assustadora. É só ver a imagem de Patricia Arquette na foto acima para perceber a tamanha transformação que a atriz sofreu para interpretar Dee Dee Blanchard. A história real, que veio à tona depois de um crime cometido em 2015, gerou uma série de reportagens. Em 2017, a HBO lançou o documentário Mamãe morta e querida.
Em oito episódios, The act acompanha Dee Dee e sua filha Gypsy Rose (Joey King, também alvo de supertransformação). Gypsy, desde criança, sofreu várias doenças – teve leucemia, cresceu numa cadeira de rodas, etc. Exemplo de mãe, Dee acompanhava a filha em tudo, levando a garota a eventos públicos para mostrar sua história de superação – por causa disso, ganhou uma casa do governo americano e viagens para a Disney. Mais velha, Gypsy arrumou um namorado on-line e descobriu que nunca teve doença nenhuma, foi tudo invenção da mãe. O casal decide orquestrar o assassinato dela.
POLÍTICA
Com sete episódios, a minissérie The loudest voice, inspirada no livro homônimo de Gabriel Sherman, tem pegada mais política. Um obeso Russel Crowe está quase irreconhecível como Roger Ailes, o todo-poderoso da Fox News. Figura controversa, Ailes foi consultor de mídia dos presidentes Richard Nixon, Ronald Reagan e George Bush. É o homem por trás da ascensão de Donald Trump.
A trama mostra como Ailes se tornou uma das figuras mais proeminentes do conservadorismo americano contemporâneo. Cada episódio é centrado em um grande acontecimento – os títulos remetem a anos, abrangendo o período de 1995 a 2016. Os ataques de 11 de setembro, as eleições presidenciais de 2008 e 2016 estão na pauta, bem como a relação abusiva de Ailes com os funcionários – intimidação, assédio sexual e abuso de poder. A acusação de agressão sexual ocasionou sua demissão da Fox News e da Fox Business e o ocaso do executivo, que morreu em 2017.