Quando veio a público, há quase dois anos, Mindhunter chamou a atenção na seara um tanto desgastada de produções sobre assassinos seriais. Isso ocorreu por alguns fatores. Havia criminosos, mas não crimes. O mote da produção era acompanhar dois agentes do FBI – Holden Ford (Jonathan Gross) e Bill Tench (Hold McCallany), que, no fim da década de 1970, introduziram na agência governamental técnicas para traçar perfis de assassinos. Foram esses personagens, baseados em figuras reais, que criaram o termo serial killer.
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Com grandes ambições no FBI, Gunn dá todo apoio aos analistas de perfis. Quer ver o setor crescer, mas sabendo do temperamento de Ford, coloca Tench e a consultora de psicologia criminal Wendy Carr (Anna Torv) como “babás” do garoto prodígio. Lá fora, o clima é tenso. Tench tem de resolver dentro de casa o assassinato de um bebê, crime que abala seu convívio familiar.
Até a metade dos episódios, Mindhunter segue a toada da temporada inicial. Há várias entrevistas com criminosos notórios – inclusive com a estrela Charlie Manson, aqui interpretado pelo australiano Damon Herriman, que encarna o lunático criador da Família Manson no filme Era uma vez... em Hollywood, de Quentin Tarantino.
Nos primeiros episódios, Ford perde o protagonismo, pois a série enfoca a vida privada de Tench e Carr – a personagem de Anna Torv, infelizmente, tem sua importância diminuída. O excesso de histórias – o crime na família de Tench, o caso de amor lésbico de Carr – faz, por vezes, a narrativa se perder no meio do caminho.
A virada se dá no meio da temporada, quando Mindhunter parte para a ação. Ford vai a Atlanta e acaba convencendo o FBI a investigar o assassinato em série de adolescentes negros daquela cidade. É nesse ponto que ele começa a colocar na prática as pesquisas que vinha realizando. Encontra entraves na própria sociedade local. Pelo perfil traçado, o assassino só poderia ser também um negro, o que choca uma população historicamente reprimida.
A série é baseada no livro Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano, de John Edward Douglas e Mark Olshaker. Inteligentemente, a temporada também se baseia em fatos. Entre 1979 e 1981, foram mortos na capital da Geórgia 28 negros, a maioria adolescentes. Um homem negro foi preso e condenado por dois assassinatos de adultos. O caso permanece em aberto até hoje. Em março, a polícia de Atlanta reabriu o processo. Dessa maneira, a série ficcional, ambientada 40 anos antes, dialoga com os tempos atuais.
MINDHUNTER
• A segunda temporada, com nove episódios, está disponível na Netflix