O apresentador do programa “The Noite”, do SBT, Danilo Gentili, foi condenado nesta quarta-feira, 10, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT-RS). A sentença, aplicada pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, é de 6 meses e 28 dias de prisão, inicialmente em regime semiaberto.
Em 2016, Danilo Gentili publicou um vídeo nas redes sociais em que exibia um cartaz com a palavra "deputada", cobrindo a primeira e última sílaba. A parlamentar processou o apresentador.
O humorista chegou a fazer um vídeo mostrando o recebimento do processo movido contra ele pela deputada. No vídeo, Gentilli rasga o documento.
A defesa alegou que o humorista não teve a intenção de atacar Maria do Rosário, argumento não reconhecido pela juíza do caso, Maria Isabel do Prado. “Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de 'puta'", escreveu na sentença.
O apresentador poderá recorrer da decisão em liberdade.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa