A cada dois meses, Geraldo Megre Rezende Filho, de 52 anos, imprime a edição digital da revista Wmix, uma das últimas publicações remanescentes no país dedicada exclusivamente ao lançamento de títulos de DVD para locação. Lê com cuidado as sinopses e anota os títulos que mais lhe interessam em um pedaço de papel. Na sequência, começa sua busca pelos filmes nas quatro videolocadoras na capital mineira das quais é sócio – ArtVideo (Savassi), StarVideo (Cidade Jardim), Video e Magia (Gutierrez) e RV Video (São João Batista). É raro um mês em que ele não alugue de 15 a 20 filmes, entre clássicos e lançamentos.
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Fundada em Dallas, em 1985, a Blockbuster foi a maior rede de locadoras de filmes do mundo, com mais de 9 mil lojas. Chegou ao Brasil em meados da década de 1990 e, em 2007, a rede de franquias, que contava com 127 lojas no país, foi comprada pela Lojas Americanas. O império foi ruindo com a mudança do mercado e, hoje, resta apenas uma loja Blockbuster, em Bend, no estado do Oregon, nos Estados Unidos.
Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), existem hoje 185 comércios cadastrados na capital cuja atividade primária é aluguel de DVDs e similares – ou seja, esses negócios foram migrando com o tempo para a oferta de outros serviços, como a digitalização de fitas e vendas. Aluguel, mesmo, está restrito a circuito cada vez menor de locadoras.
Os argumentos de quem prefere continuar alugando vídeos são variados. “É igual com os livros. Prefiro pegar o livro impresso, ver a capa. Na Netflix, é mais difícil.
“É muito divertido chegar e garimpar um filme. Tenho hábito. Se gosto de um ator específico, vejo todos os filmes dele. Esses dias, me apaixonei pelo Laurence Olivier. Aí assisti a todos os filmes dele”, diz Ana Paula Portugal França, cliente da ArtVideo, na Savassi. “É cultura, uma delícia. Adoro a opção de manusear. Gosto de ter essa relação com o DVD.
QUEDA Além da redução do número de clientes, as locadoras também sofrem com o definhamento do mercado. “As distribuidoras diminuíram muito os lançamentos, outras fecharam. Já comprei mais de 100 lançamentos, hoje são em torno de 30. O movimento caiu em torno de 80%”, afirma Randolfo Paiva, de 60, dono da StarVideo.
Para manter a clientela fiel e compensar a queda dos lançamentos, algumas locadoras têm partido para um nicho especial: os clássicos do cinema, que agradam aos sócios mais antigos e aos jovens ávidos pelo estudo da sétima arte. “Para compor essa perda, estou trabalhando com nicho de clássicos. E estou conseguindo trazer esse público para cá. Tenho dado sorte com ele. Do mesmo jeito que o vinil sobreviveu: quem manteve lojas passou aperto, mas se deu bem.”
Os clássicos e filmes de arte também são o grande atrativo da ArtVideo, aberta em 1993, na Savassi. A locadora, que ocupava duas lojas na Rua Fernandes Tourinho, hoje tem a metade do tamanho original, mas o acervo ainda atrai estudantes, pesquisadores e apaixonados por filmes. Marlene Lisboa Rosa Almeida Gomes lembra, saudosa, de quando a locadora se tornou um point de cinéfilos, entre 2005 e 2007.
Marlene e Randolfo esperam que as locadoras ainda tenham vida longa, para a felicidade de clientes como Geraldo, Pedro e Ana Paula. Quando questionado sobre até quando vai manter as portas abertas, Randolfo tem a resposta na ponta da língua: “Até quando tiver filme”.