Espectadores do Big Brother Brasil 19, da Rede Globo, organizaram um protesto nas redes sociais no qual acusam o brother Rodrigo de assédio e pedem respeito à sister Rízia. O movimento surgiu após a participante contar que o colega de confinamento tentou beijá-la durante a última festa do reality, entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira (28/2).
No programa é mostrado um momento em que, durante a festa, Gabriela, Hariany e Rízia dão um selinho triplo. Em seguida, Rodrigo se aproxima e dá um selinho em Gabriela. Depois, ele pede o mesmo a Rízia, que concede. No entanto, quando ele volta a se aproximar de Rízia, ela se afasta, sorrindo e aparentando constrangimento.
Após a festa, enquanto tomava banho com Hariany e Paula, Rízia comenta com as sisters o episódio. "O Rodrigo estava tentando me beijar. Eu fui dar um selinho nele e no Alan, e ele veio", conta ela, colocando a lígua para fora, indicando que Rodrigo havia tentado ganhar mais que um selinho.
Outra situação com Rodrigo e Rízia que gerou críticas ao brother também ocorreu na festa. Depois de tentar o beijo, Rízia tenta se esquivar da mão de Rodrigo e ele rebate: "Não tira a mão não. O galego pode e eu não posso?". "Que galego?", questiona Rízia. Em seguida, Rodrigo se afasta.
Já depois da festa, deitada, Rízia chorou bastante e foi consolada por Hariany e Gabriela, que abraçaram a sister e a consolaram. Mas a jogadora não revelou o motivo das lágrimas. Mais cedo, vários brothers haviam se emocionado com as músicas tocadas no fim da festa.
Pedidos de respeito a Rízia
Após todo o episódio, a expressão "Rízia merece respeito" se popularizou no Twitter, ocupando os trending topisc na manhã desta quinta-feira (28/2). Nas mensagens, os internautas relatam a decepção com Rodrigo e falam em eliminar o brother. Veja algumas reações:
Desculpas e "atitude isolada"
Também nas redes sociais, a família de Rodrigo se pronunciou sobre o ocorrido. Em um texto publicado no perfil do brother no Twitter, foi publicado um pedido de desculpas.
"Pessoal, bom dia. Não ficamos acompanhando a festa durante a madrugada, mas nos surpreendemos com a repercussão aqui. Sim, nós não aprovamos a atitude do Rodrigo com a Rízia na festa passada. Temos certeza que, ao longo do dia, ele vai conversar com ela, reconhecer que exagerou e pedir desculpas", escreveram.
A sequência continuou, dizendo: "Estar sob o efeito de álcool justifica tal atitude? Não. Mas facilita. Julgá-lo por ‘macho escroto’ por essa atitude isolada, sem levar em consideração toda a trajetória dele dentro e, sobretudo, fora da casa é um pouco pesado. No mais, em nome da família do Rodrigo, pedimos desculpas aos familiares, amigos e fãs da Rízia acerca do ocorrido. Um dia cheio de paz para todos”.