Em Pollyanna, clássico da escritora norte-americana Eleanor H. Porter (1868-1920), o doutor Chilton é o médico responsável por fazer a protagonista voltar a andar depois de um grave acidente de carro. Ele namorou a tia da menina, miss Polly, mas o casal brigou, cortando relações. Na adaptação brasileira As aventuras de Poliana, novela em cartaz no SBT/Alterosa, Chilton ganhou outro nome e nova profissão.
Marcelo Pessoa é um fotógrafo profissional que vive viajando para registrar a natureza. Paralelamente, dá aulas na tradicional Escola Ruth Goulart. Filho de Glória (Clarisse Abujamra), a influente dona de galeria e matriarca de fibra, ele adora crianças e sonha ser pai, o que gera conflito com Débora (Lisandra Cortez), sua namorada. Em comum com o doutor do livro há apenas o amor mal resolvido por Luísa (Thais Melchior), tia da protagonista Poliana (Sophia Valverde).
saiba mais
Um dos personagens mais queridos da novela, Marcelo é o papel de maior destaque da carreira de Murilo Cezar. Essa trajetória começou na Escola de Teatro Célia Helena, em São Paulo, onde ele estudou artes cênicas e fez oficinas, workshops e vivências que o aproximaram da linguagem audiovisual. A partir de então, surgiram as oportunidades.
Como ator profissional, Murilo trabalhou na peça Os maus, da trilogia Não restará mais nada, de Fernando Nitsch, e atuou em curtas e longas-metragens – entre eles Filme B, projeto de Carla Albuquerque e Beto Ribeiro. Também integrou o elenco de Brasil a bordo, na Globo.
NAMORO
“As aventuras de Poliana é minha primeira novela com um personagem protagonista”, ressalta Murilo, que também foi modelo. “Mais do que a carreira, o ofício de ator sempre me atraiu muito. Namorei esse sonho durante anos até conseguir entrar no mundo artístico e me encontrar. É fascinante a possibilidade de criar uma vida, construir a linha de raciocínio do personagem e suas derivações com cada relação estabelecida pelo autor”, diz. E garante: “É um privilégio observar a vida como matéria-prima”
Fazer parte da novela é uma experiência enriquecedora, conta Murilo, destacando sua conexão com o elenco infantojuvenil. Ele cita os jovens colegas Sophia Valverde e Lawrran Couto, que interpreta Guilherme, o sobrinho de Marcelo.
“É peculiar, instigante, pois as crianças são muito talentosas, generosas de uma maneira genuína. É divertido poder trocar com elas em cena. Diria que uma experiência única. Poliana foi o meu primeiro trabalho com elenco infantil e juvenil”, revela.
FENÔMENO
Daqui a alguns dias, As aventuras de Poliana chegará ao 200º capítulo. Fenômeno de audiência, a novela, exibida às 20h50, garante ao SBT/Alterosa a vice-liderança no horário. Isso ocorre praticamente desde a estreia, em maio do ano passado. Ao longo dos anos, o SBT vem se firmando no setor de novela infantojuvenil. O público já tem identificação com esse segmento. Poliana reuniu um elenco bem diversificado, com diferentes faixas etárias e papéis com personalidades distintas”, frisa o ator. O amor e a alegria da equipe se refletem na novela, conta ele. “Isso resulta num trabalho primoroso e bonito”, observa.
“Fico muito feliz pela aceitação e receptividade de Poliana e também do Marcelo. Gosto demais de mergulhar naquele mundo mais lúdico e romântico, que traz um olhar leve ao dia a dia”, conclui o ator.
AS AVENTURAS DE POLIANA
SBT/Alterosa
De segunda a sexta-feira, às 20h50.
Resumo da semana aos sábados.