No final dos anos 1990, Luciano Huck comandava H, um dos programas de maior audiência da TV Band. A Globo lhe propôs de assinar contrato e, apesar do sucesso da atração, ele não titubeou e fechou com a maior emissora do país. O posto vago foi, então, temporariamente assumido por Otaviano Costa, apresentador com trajetória relevante no rádio, mas ainda amadurecendo na linguagem televisiva.
Ota – como é carinhosamente chamado pelos amigos e família – agradou e, um ano depois, em 2000, ganhou programa só seu, o O%2b ou O Positivo, como ficou conhecido. Após 18 anos, esse cuiabano de 45 anos volta a ter uma atração solo, mas desta vez, global. “É bacana que, quase 20 anos depois, não deixa de ser uma dobradinha com o Luciano, já que vou entrar antes do Caldeirão do Huck e ocupar uma faixa que já teve grandes nomes da comunicação, como Chacrinha e Bolinha. É uma honra”, observa o comunicador.
Leia Mais
Otaviano Costa mostra cenário de novo programa que comandará na GloboFlávia Alessandra e Otaviano Costa comemoram 12 anos de uniãoOtaviano Costa chama atenção na web com 'Movimento da garça', Otaviano Costa não tem contrato renovado e deixará a TV GloboAs competições incluem provas físicas, testes de conhecimento sobre assuntos variados, como TV e música. A cada prova vencida, a dupla de desafiantes ganha R$ 5 mil e pode levar um prêmio de R$ 15 mil ao final do episódio. O apresentador destaca o fato de a atração, inspirada no formato de um game estrangeiro, abrir espaço para uma faixa etária menos presente na televisão. “É muito bacana ter a participação de pessoas mais velhas e experientes. O nome não é à toa. O Tá brincando é bem alto-astral e é voltado para toda a família.”
Otaviano se diz um homem de comunicação.
Ator de formação, ele participou de novelas como Éramos seis, no SBT/Alterosa, Amor e intrigas, na Record, além de Morde & assopra, Caras & bocas e Salve Jorge, na Globo. Desde que assumiu o Video Show em 2013, a faceta de intérprete foi deixada de lado. “Quando entrei na Globo, eu tinha uma estratégia maior. Fui participando da dramaturgia para ir construindo meu trabalho ali dentro. Mas não me vejo mais encarando essa maratona de novela de ficar quase metade do ano por conta. Não significa que não possa fazer outras coisas como ator.
Otaviano Costa ficou na bancada do Video Show por cinco anos. Em um dos momentos mais críticos de audiência desde a estreia, em 1983, ele afirma que cada apresentador tem o seu estilo e sua marca. “É um programa que tem muita história. Muita gente bacana passou por ali – Miguel Falabella, Paulo Betti, André Marques. E cada um deles imprimiu o seu DNA. O Video Show tem vocação impressionante de se reinventar sempre.”
Além de Tá brincando, Otaviano segue no comando de No ar com Otaviano Costa, transmitido há dois anos, de segunda a sexta na Rádio Globo. Veículo no qual iniciou a carreira, na Rádio Jovem Pan, de São Paulo, ele exalta a força do rádio. “É um veículo completo, que te dá cancha e capacidade de improvisação. Muita gente especulou que ele acabaria, mas está mais forte do que nunca.
TÁ BRINCANDO
Programa apresentado por Otaviano Costa. Direção de Adriano Ricco. Estreia hoje, às 15h08, na Globo..