Nos primeiros minutos de Você (Netflix), a universitária e aspirante a poeta Guinevere Beck (Elizabeth Lail) procura um livro. Pede ajuda ao gerente da loja, Joe Goldberg (Penn Badgley), com quem troca poucas palavras. Compra o exemplar e se despede, educadamente. Para o protagonista, no entanto, o breve encontro é o suficiente para dar início a uma perseguição atroz. Em sua visão deturpada da realidade, aquela garota desejava ser admirada ao se levantar para alcançar o exemplar na prateleira; riu de suas piadas porque estava “dando mole”. Decidiu pagar com cartão de crédito porque, assim, Joe saberia o nome dela.
Leia Mais
'Os Originais', da Netflix, conta histórias reais e inspiradorasInspirado em Shakespeare, Dia de Reis é totalmente produzido em MGWill, de 'Stranger Things', manda recado e presente de Natal para XuxaIlustrador acusa Netflix de plágio na animação 'Super Drags'Cardi B dança com idosos e aprende a dirigir no 'Carpool Karaoke''How I Met Your Mother' terá remake chinês com episódios mais longosÉ filme ou jogo? Com 'Black Mirror: Bandersnatch', Netflix inaugura produto interativoFamoso Said de 'O clone', Dalton Vigh volta ao SBT após hiato de 20 anosConfira a programação do Réveillon em Belo HorizonteAromas, mistério e assassinato: a fórmula de 'O Perfume'Algumas cenas requerem do público a “suspensão de descrença”, quando “engolimos” como factível algo contraditório ou impossível.
Os livros são pano de fundo para a assustadora perseguição, e é bom estar atento às referências. Joe é apaixonado por Dom Quixote. O foco está no rapaz que acredita em cavalheirismo e em tratar as mulheres “da forma correta”. Ele decide se tornar um cavalheiro à moda antiga, alheio aos conflitos entre a loucura e a realidade abordados no clássico de Cervantes.
É preciso ter estômago forte para testemunhar o comportamento artificial de Joe diante da ingenuidade de Beck, logo fisgada pelo charme do psicopata galanteador. E mais estômago ainda para torcer pela vítima, por meio da narração de seu próprio algoz.
Baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes, a versão televisiva americana estreou no canal Lifetime, em setembro.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria.