Com a carreira de ator já consolidada, Lázaro Ramos chegou a um ponto da vida em que se permite avançar para outras áreas. Foi assim na literatura - o que lhe rendeu elogios a seus dois livros infantis e também a Na Minha Pele. É assim como apresentador - passando pelo programa Espelho, que comanda há 13 anos no Canal Brasil, e Lazinho Com Você, na Globo. E, agora, em Os Melhores Anos das Nossas Vidas, que estreia nesta quinta-feira, 11, Lázaro apresenta, pela primeira vez, um programa com formato que já existe (da Endemol) e que ganhou versão por aqui pela Globo.
Leia Mais
''It will be massa, pai'': Lázaro Ramos convida Justin Timberlake para comer acarajéLázaro Ramos e Luís Miranda 'imitam' Marina e MarquezineLilia Schwarcz e Lázaro Ramos prestam reverência a Lima Barreto; assista Elite: uma série sobre jovens que enfrentam 'luta de classes', xenofobia e uma coleção de clichêsExibido às quintas, após Carcereiros, o game show Os Melhores Anos das Nossas Vidas, que tem direção-geral de Bernardo Portugal, traz para a competição os universos relacionados a cinco décadas: 1960, 1970, 1980, 1990, 2000. Sob o comando de Lázaro, a disputa contará com cinco líderes à frente de cada década: Marcos Veras ficará responsável pelos anos 1960; Marco Luque, pelos 1970; Lúcio Mauro Filho, pelos 1980; Ingrid Guimarães, pelos 1990; e Rafa Brites, pelos 2000. O objetivo deles é mostrar que a década que está sob sua guarda é a melhor de todas. "Não é uma defesa como um historiador, é uma defesa com o tom do trabalho desses artistas", diz Lázaro. "Tem sido preservada a identidade das pessoas ao falar desses assuntos."
A cada episódio, duas décadas vão se enfrentar.
Além de conduzir essa disputa dinâmica, Lázaro fará as entrevistas. "A gente tem um quadro que é para relembrar notícias que aconteceram em determinada época da década e, se tiver um personagem que seja importante para contar essa história, ele vem ao palco e a gente conversa um pouco sobre isso", destaca o apresentador, que tem longa experiência como entrevistador, adquirida nesses 13 anos de Espelho, programa mais longevo do Canal Brasil e, segundo ele ressalta, da TV por assinatura.
O júri será formado por uma plateia de 100 jovens, entre 18 e 20 anos.
O próprio Lázaro se considera um saudosista. Gosta, por exemplo, de escrever cartas - mesmo que não as mande. "Coleciono fichas telefônicas e tenho roupa dos anos 1990, um short com duas listras brancas do lado." A década de 1990, aliás, ocupa um lugar especial em suas lembranças. "É um momento que definiu tudo o que tenho vivido até hoje, que foi a época que comecei a fazer teatro, me profissionalizei."
Além de estar à frente do novo game show, Lázaro conta que, em novembro, deve se reunir com o restante da equipe do Espelho para pensar na 14ª temporada, que vai ao ar no ano que vem. "A gente tem feito muito assim: na primeira reunião, vemos o que aconteceu historicamente no nosso ano e o que é que a gente intui que o País vai querer discutir no ano seguinte." Sobre Lazinho Com Você, ele conta que o programa pode voltar a qualquer momento. "Teve uma 1.ª temporada com 5 episódios e depois se considerou que ele é mais uma maneira de falar sobre determinados assuntos.
Com o fim da bem-sucedida série Mister Brau, Lázaro diz não ter nenhum trabalho como ator em vista por ora. Mas se dedica a seu novo livro infantil, que deve ser lançado até o início de 2019. "É sobre um assunto que está me interessando muito, que é como saber lidar com os sentimentos. É falar com as crianças sobre como identificar o que está sentindo", adianta ele. "A vida ficou muito corrida, não se dá tempo, tem que ter resposta para tudo imediatamente. Isso é uma preocupação que tenho com a infância, de a criança conseguir entender o tempo de produção de conhecimento, tempo de amadurecer aquilo que ela está sentindo, a informação que recebe."
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo..