Disponibilizada pela Netflix na última sexta-feira (10), a série Insatiable (Insaciável) foi massacrada pela crítica. Estrelada pela atriz Debby Ryan, a produção conta a história de Patty, uma adolescente que sempre sofreu bullying por ser gorda e, após sofrer um acidente, acaba emagrecendo em um curto espaço de tempo. Ela decide, então, se vingar de todos que a menosprezaram anteriormente. Antes mesmo da estreia, uma petição on-line pedia o cancelamento de Insatiable, alegando que pelo teaser já era possível inferir que a série “perpetuava a toxicidade da cultura das dietas e a objetificação do corpo feminino”. Após o serviço de streaming disponibilizar a temporada, composta por 12 episódios, os comentários se tornaram ainda mais contundentes. Além de gordofóbica, Insatiable foi considerada sexista e desrespeitosa com a comunidade LGBTQI.
Leia Mais
'Vai partir corações', diz atriz de 'Game of Thrones' sobre final da sérieBia Falcão, de 'Belíssima', volta a fazer sucesso, agora na TV e na internetSérie 'Insatiable' é alvo de protestosSérie Riverdale é campeã de prêmios no Teen Choice AwardsQuinta temporada de 'Black Mirror' chega à Netflix em dezembro'Pose' tem drama, dança e volta histórica ao fim dos anos 1980Nova série da Netflix, 'Os Inocentes', traz história de amor no mundo SCI-FIAtriz de 'Stranger Things' torce por romance entre personagensThe resident é prato cheio para quem gosta de séries médicasLauren Gussis, idealizadora de Insatiable, tem defendido a série com empenho. Ela reforça que a história de Patty foi inspirada em sua própria vida e afirma que a trama funciona exatamente com uma sátira, já que trata de assuntos que são tabus e, segundo ela, consegue atingir os algozes.
Em seus 12 episódios, a série de fato se propõe a abordar muitos tópicos polêmicos, porém não se aprofunda em nenhum deles. Para a crítica Eleonor Stanford, do New York Times, a produção definitivamente “não é uma sátira, ou pelo menos não uma sátira bem-sucedida”. Kelly Lawler, do USA Today, escreveu: “De alguma maneira, a atração da Netflix supostamente está combatendo a gordofobia sugerindo que boas coisas só acontecem quando você emagrece”. Muitos jornais destacaram também que os distúrbios alimentares de Patty e Bob são tratados de forma irresponsável na narrativa.
Veja o trailer:
* Estagiária sob a supervisão do subeditor Pablo Pires Fernandes
.