A Rede Minas vai exibir hoje, às 23h45, o filme Travessia, inspirado no premiado projeto especial publicado pelo Estado de Minas em 2016. Com 15 minutos, o documentário é montagem inédita do material que serviu de base para a reportagem multimídia vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2017, na categoria cultura.
saiba mais
O filme mostrou como personagens reais travam batalhas diárias para quebrar estereótipos de gênero e enfrentar o preconceito. Barra do Rio de Janeiro, Cordisburgo, Paracatu e Buritizeiro são cenários do romance e das histórias de Luana, Carol, Genildo, Débora e Kiara. Há 30 anos, em Pirapora, Genildo Castro revelou publicamente ser soropositivo. Foi incansável militante da prevenção da Aids em sua região. Ele morreu em maio, aos 65 anos.
O ator Elvécio Guimarães também participou do filme, lendo trechos do livro. Rodrigo Salvador compôs a trilha sonora. “Essa exibição amplia o alcance do trabalho que nasceu como uma reportagem especial, sempre com profundo respeito à obra de Guimarães Rosa e aos personagens reais”, diz Carlos Marcelo Carvalho, diretor de Redação do EM, autor da ideia original do projeto.