– Usar seu programa de rádio para difamar mulheres negras faz parte da revolução? – pergunta Coco.
– Se trouxer verdade às massas, sim. Difamo quem precisa – reage Sam.
– Imagine a reação se sua revolução idiota viesse da boca de uma mulher negra de verdade – provoca Coco.
– Negra de verdade? – ironiza Sam.
– Você se safa por ser mais parecida com eles do que eu. É o privilégio da pele clara. Até reconhecer isso, não fale de quem está “acordado” (consciente) ou não – dispara Coco.
Produção da Netflix, Dear white people (Cara gente branca) expõe a tensão racial na universidade americana de Winchester, onde jovens negros e brancos dividem salas de aula, refeitórios, festas e camas. O “arranca-rabo” acima, entre Colandrea (Antoinette Robertson) e Samantha (Logan Browning), faz lembrar o recente episódio ocorrido no Brasil, em que a cantora Fabiana Cozza renunciou ao convite para interpretar Dona Ivone Lara numa peça, acusada de ser “branca demais” por setores do movimento negro.
saiba mais
Netflix anuncia data de estreia da 2ª temporada de 'Dear White People'
Dear White People: 5 motivos para ver a série da Netflix sobre racismo
Netflix divulga trailer oficial de 'Dear White People'
A partir de mote banal, minissérie 'Collateral' discute as instituições britânicas
Netflix confirma 3ª temporada da série '13 reasons why'
Com humor, sarcasmo e alguma dose de drama, Cara gente branca discute questões pertinentes ao Brasil de Fabiana Cozza e Dona Ivone. Estão lá o colorismo (quanto mais pigmentada a pele, maior a discriminação), a solidão da mulher negra, o machismo e o ódio racial.
O “bicho pega” tanto entre brancos e negros quanto entre os próprios negros. Uma dica: não perca o quinto episódio da primeira temporada, em que o rebelde Reggie (Marque Richardson) é obrigado a se humilhar sob a mira do revólver de um policial branco.
Perturbadoramente familiar a nós, brasileiros, esse capítulo é dirigido por Barry Jenkins, vencedor do Oscar 2017 com Moonlight – o filmaço que subverteu clichês hollywoodianos a respeito do ódio racial.
Abaixo, confira o trailer da 2ª temporada de Cara gente branca: