São Paulo, 12 - O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) notificou a Rede Globo nesta sexta-feira, 11, após repercussões negativas sobre a ausência de representação racial na novela "Segundo Sol", que será exibida a partir da próxima segunda-feira, 14. Apesar de ser ambientada na Bahia, Estado com o maior percentual de população negra, o elenco é majoritariamente composto por atores brancos.
A notificação, de teor recomendatório, aponta 14 exigências que devem ser cumpridas pela Rede Globo nos próximos dias. Em relação à novela, a emissora deverá realizar mudanças no roteiro para "assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras" e promover a "representação étnico-racial da sociedade brasileira, especialmente em cenários de população predominantemente negra".
saiba mais
Marido de Deborah Secco estará em 'Segundo sol'
Programa do SBT critica Globo por falta de negros em novela
Detalhe em cena de 'Segundo sol' vira piada na web
Giovanna Antonelli defende novela criticada por ausência de negros
Escalação de apenas 5 atores negros em novela ambientada em Salvador gera polêmica
O Ministério Público concedeu prazo de dez dias para a comprovação de mudanças no caso relativo à novela e 45 dias para as demais recomendações. Caso a Rede Globo não cumpra, o órgão alerta que poderá ajuizar ação judicial.
Outro lado
Por meio de nota, a Comunicação da Globo afirma que recebeu a nota do Ministério Público e que respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito.
"Recebemos na data de ontem (sexta-feira, 11) a Nota Recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial", escreveu a assessoria da emissora.