O célebre livro do escritor italiano Umberto Eco, "O Nome da Rosa", será tema de uma série de televisão de oito capítulos a partir de 2019. Com um orçamento de 26 milhões de euros, os capítulos terão 50 minutos de duração e serão transmitidos pela TV pública italiana RAI1.
"Finalmente, a Itália está aberta para o mercado internacional produzindo uma série de grande exaltação como 'O Nome da Rosa', disse Matteo Levi, produtor da série. O elenco será formado por John Turturro e Rupert Everett, escolhidos, respectivamente, para os papéis principais de William de Baskerville, um franciscano que investiga uma série de terríveis assassinatos no mosteiro no século XIV, e seu antagonista, o inquisidor Bernardo Gui.
Entre os atores ainda há Sebastian Koch, James Cosmo e Richard Sammel, além do jovem alemão Damien Hardung como Adso. Já os italianos são Fabrizio Bentivoglio, Greta Scarano, Stefano Fresi, Alessio Boni e Piotr Adamczyk.
As primeiras cenas já foram gravadas no estúdio italiano Cinecittà. Logo depois, o elenco seguiu para Perugia, no centro do país. "Será razoavelmente fiel ao romance e por sua extensão se prestou à serialidade, apenas algumas histórias foram desenvolvidas que, dificilmente, seriam alusões ao livro", explicou Levi.
Além disso, o produtor ressaltou que 'O Nome da Rosa' "marca uma espécie de retorno ao romance do século XIX, algo que devemos observar hoje".