Quando a Família Lima aceitou participar do Big brother Brasil 18, os quatro integrantes – Ana Clara, Ayrton, Eva e Jorge – deixaram do lado de fora da casa um parente em estado frágil de saúde. Um dos irmãos de Ayrton, Paulo Lima, morreu antes mesmo do início do programa, em 21 de janeiro. O BBB 18 só estreou no dia seguinte, mas os quatro membros da família não foram avisados do ocorrido.
saiba mais
BBB18: Enquetes indicam saída de Jéssica no paredão contra Kaysar
BBB18: Kaysar desabafa sobre vida na Síria pela primeira vez
BBB18: Paula e Ana Clara lavam roupa suja após formação do paredão
BBB18: 'Eu me apaixonei pelo Kaysar', revela Jéssica
BBB18: Com tombo ao vivo, Jéssica rende memes mesmo após sair da casa
Em janeiro, o filho de Paulo publicou nas redes sociais uma mensagem em defesa dos participantes. Na ocasião, a troca de carinhos entre pai e filha havia gerado polêmica e incomodado parte dos telespectadores. Em seu perfil no Facebook, o sobrinho de 'Papito', Paulo Júnior, enfatizou a união da família e criticou quem viu algo de errado no comportamento dos brothers.
Em outras edições do Big brother Brasil, os participantes recebiam notícias de morte de parentes e tinham a opção de deixar a competição. Em 2016, por exemplo, o potiguar Alan desistiu do jogo ao ser avisado que o pai estava no hospital em estado grave. Na segunda edição do programa, em 2002, a carioca Cida perdeu a irmã, vítima de câncer, mas optou por permanecer na disputa.