O Brasil está entre os três maiores mercados da Netflix. O dado, que não traz nenhum outro detalhe (quais países ocupam quais colocações, por exemplo), surgiu ao final de uma rodada de entrevistas durante o lançamento de O mecanismo da qual o Estado de Minas participou, na semana passada, no Rio de Janeiro.
“Top 3”, foi a resposta do chefe de comunicação global da empresa, Jonathan Friedland, ao comentar a relação do Brasil com a plataforma de streaming. Ele acompanhava o vice-presidente de conteúdo original, Erick Barmack. Dado o crescimento da audiência brasileira (a empresa não divulga o número de assinantes no país), Barmack prevê, para um futuro próximo, um volume de 10 a 12 séries de ficção nacionais por ano, entre estreias e novas temporadas.
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AULA Criador e presidente da Netflix, Reed Hastings esteve na semana passada no Rio ao lado do número 2 da plataforma, o chefe de conteúdo Ted Sarandos. Principal responsável por produções como The crown e Stranger things, Sarandos falou rapidamente com o EM. Contou que assim que resolveu levar Padilha para a Netflix teve uma “aula” do cineasta sobre como as coisas funcionam no país.
Para Sarandos, O mecanismo deve funcionar também fora do Brasil. “Você acha que essas coisas acontecem só com vocês? Além disso, é um ótimo thriller que trata de temas universais.
A fala de Barmack foi ao encontro da ideia de “aldeia global” comentada por Sarandos. “Estamos experimentando uma grande mudança no conteúdo de televisão. No passado, os EUA e a Inglaterra produziam um monte de séries distribuídas ao redor do mundo. Só que hoje a TV é totalmente global e boas histórias podem vir de qualquer lugar”, comentou.
Narcos, também de Padilha e lançada em 2015, foi um divisor de águas. “Se alguém me dissesse, há alguns anos, que uma série estrelada e dirigida por brasileiros, gravada na Colômbia e produzida por uma empresa francesa seria um grande sucesso nos EUA, não acreditaria”, comentou Barmack.
A “onda” Narcos fez com que outros produtos internacionais tivessem grande repercussão em outros países. “Nos últimos tempos, vimos como La casa de papel (espanhola) repercutiu na América Latina; 3% foi grande ao redor do mundo; Dark (alemã) foi um fenômeno no Brasil, um sucesso nas redes sociais. Nenhuma dessas histórias tenta ser americana.
Para este ano estão previstas produções indianas e coreanas. No caso do Brasil, foi anunciada para o segundo semestre a estreia de Samantha!, “comédia de humor negro”, nas palavras de Barmack, sobre uma cantora (Emanuelle Araújo) com dois filhos e casamento em frangalhos que tenta voltar às paradas de sucesso.
Abaixo, confira o trailer de O mecanismo: