Para saudosistas e para um novo público, a clássica série S.W.A.T., grande sucesso dos anos 1970, está de volta, com um novo formato e com temas que, por mais que não sejam novos em si, continuam atuais. No Brasil, a nova série será exibida pelo canal pago Fox, a partir desta segunda-feira (26), às 23h15.
A premissa da série é a mesma: a história de uma equipe de ação da S.W.A.T. no seu dia a dia, com um novo caso a cada episódio. A grande mudança é que, agora, as histórias pessoais de cada um dos personagens entram em cena, a começar pelo protagonista, Daniel “Hondo” Harrelson (Shemar Moore, ex-Criminal minds). Na estreia, após um ato heroico – e um erro do seu capitão – ele é alçado à chefia.
Leia Mais
Laura Pausini imita meme brasileiro no 'Faustão' e agita web Como a web faz a ponte entre os palcos e a televisão para humoristas de MinasLa Casa de Papel junta mistério, violência e uma dose de melodramaConfira as novidades da Netflix para o mês de marçoBarry, primeira série de comédia estrelada por Bill Hader, estreia na HBO
Mas o maior conflito de todos é o mote principal da nova série. Os problemas internos da polícia nos EUA e a questão racial.
O alívio cômico vem no personagem Jim Street (Alex Russell), o novato na equipe, que, claro, vem ajudar o telespectador a entender como funciona a S.W.A.T. Afoito, engraçado e metido a espertalhão, garante bons momentos de risada, mas serve também para ampliar o crescimento pessoal de Hondo, que passa a atuar como mentor.
PERSEGUIÇÕES Há muita ação, com empolgantes cenas de perseguição e arma em punho. Como o poderio policial evoluiu com o tempo, as coreografias de ação de hoje parecem muito mais sérias e verossímeis do que na série original, que no Brasil ficou imortalizada com a sátira dos Trapalhões.
Também como na original, cada episódio segue com seu arco, com início, meio e fim. O primeiro, que abre a temporada, tem o estilo clássico de resolução de crime. Ou melhor, de crimes. Vários eventos que não parecem relacionados se juntam, quando o herói da história, Hondo, segue os seus instintos e percebe que tudo está conectado.
O primeiro episódio gera interesse na história, mas os próximos têm um desafio. Séries policiais existem aos montes. A crítica social de S.W.A.T. também não é uma novidade na TV. A série precisa de uma carta diferencial na manga para não ser mais do mesmo. A confiança do canal original, CBS, parece um bom indicador. Apesar de ainda não ter confirmado uma segunda temporada, a missora pediu que a primeira ganhasse dois episódios a mais que o planejado originalmente, totalizando 22.
Abaixo, confira o trailer de S.W.A.T.: