Uai Entretenimento

Efeitos especiais dignos de cinema invadem telinha

As atrações televisivas estão cada vez mais próximas das produções de cinema, seja na linguagem ou no visual. Nos últimos anos, criações da TV aberta brasileira passaram a contar com efeitos especiais e visuais no estilo de filmes hollywoodianos.

 

Na próxima terça-feira, a Globo vai lançar um de seus projetos mais ousados envolvendo efeitos especiais: a novela Deus salve o rei. Em um contexto medieval, a trama mostra o confronto entre dois reinos, Artena e Montemor.

 

“Vikings, Game of thrones e Robin Hood nos serviram de inspiração tanto no visual quanto no estilo de direção contemporânea”, revela Fabrício Mamberti, diretor do folhetim. O conceito da novela foi concebido há dois anos. Em março de 2017, começaram as pesquisas de cenário e a captação de imagens, realizada em oito países da Europa. Em maio, a cidade cenográfica foi criada no Projac, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.


O setor reúne 100 profissionais – a maior equipe de efeitos especiais montada pela emissora para se dedicar a uma novela. Coube a eles criar cenários, castelos e vegetação.


“O que buscaríamos como locação conseguimos por meio desse banco de imagens”, revela Fabrício Mamberti. Marcelo Nicacio, supervisor de efeitos visuais de Deus salve o rei, diz que se trata do maior projeto de computação gráfica da história da emissora.

TÉCNICAS

Em 2016, a Globo adotou um projeto semelhante em Supermax.

Misturando terror e suspense, a série mostrava o drama de um grupo que participava de reality show dentro de uma prisão de segurança máxima. Os personagens eram obrigados a conviver com criaturas misteriosas.


A equipe de efeitos de Supermax tinha a tarefa de dar vida a criaturas nascidas da computação gráfica. Também ficou encarregada de cenas que envolviam sangue. Tudo isso com o auxílio do 3D.


“Usamos técnicas diferentes para fazer as criaturas cuja fala ia acontecendo. Em situações anteriores, tivemos personagens virtuais, mas os movimentos não dominavam uma cena inteira, como foi o caso de Supermax”, explica Pablo Bioni, responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento de efeitos especiais da série.


Para dar vida às criaturas foi preciso captar movimentos que lhes conferissem expressões de rostos e movimentos nos momentos em que falavam. Técnica semelhante foi utilizada nos filmes Planeta dos Macacos, O senhor dos anéis e Star wars.

STARGATE Desde 2015, a Record emprega efeitos especiais em algumas novelas. A estreia desse tipo de recurso ocorreu em Os dez mandamentos.

A emissora fez parceria com a produtora norte-americana Stargate, que tem no currículo projetos para o filme Spartacus e a série The walking dead.


Os americanos criaram para a Record cenas emblemáticas, como a abertura do Mar Vermelho e a infestação de rãs e gafanhotos no Egito. Posteriormente, a emissora voltou a apostar nesses recursos em Apocalipse. Desta vez, a tarefa ficou a cargo de brasileiros. A equipe de 400 pessoas trabalhava em São Paulo.


Logo no primeiro capítulo de Apocalipse, havia a cena do tsunami criada com diferentes tipos de efeitos. O projeto envolveu engenheiros, dublês e filmagens. Uma delas se deu em Angra dos Reis; a outra na sede da emissora, no Rio de Janeiro, que contava com painéis de cromaqui, três rampas para disparar 27 mil litros de água e uma piscina de 100 metros de comprimento com entulhos, galhos de árvores e carros.

.