A confusão entre o presidente e o conglomerado da NBC deu-se por conta de uma informação apresentada pelo jornalístico da emissora que apontava o governo norte-americano com planos de aumentar 10 vezes seu arsenal nuclear. A ameaça aconteceu por meio da rede social Twitter, quando o presidente escreveu: “Com todas essas notícias falsas saindo da NBC e de outras emissoras, em qual ponto seria apropriado cassar a licença delas? são ruins para o país!”.
Até o momento a NBC – que é a empresa de radiodifusão mais antiga dos Estados Unidos, criada em 1926; e a segunda maior rede de televisão aberta, em termos de audiência, da América do Norte (incluindo também o Canadá) – não se manifestou sobre as declarações de Trump.
Essa é a primeira vez que um presidente ameaça publicamente uma emissora de televisão e já recebeu forte resposta por parte das organizações comunicativas do país. A Associação Nacional de Emissoras dos Estados Unidos afirmou por meio de nota: “É contrário à democracia que qualquer governo faça uma ameaça oficial a revogação de licença de uma emissora por conta de um desacordo com uma reportagem jornalística”.
Anteriormente, apenas Nixon havia ameaçado, em particular, o jornal impresso The Washington Post na década de 1970 graças a uma reportagem investigativa que o levou a pedir demissão do posto de presidente.
.