Disputas musicais se tornaram aposta recorrente na TV Globo. Após formatos importados como SuperStar (original é israelense) e a franquia The voice (da Holanda), o PopStar é o primeiro reality musical criado pela emissora, com índices até então mornos de audiência aos domingos (abaixo dos antecessores Tamanho família e The voice kids), mas com movimentada repercussão na web, sobretudo dos fã-clubes dos participantes já conhecidos.
A estratégia da emissora foi inteligente. Do jornalismo ao entretenimento, o programa reúne nomes com visibilidade, como o apresentador Alex Escobar, os atores André Frateschi, Claudio Lins, Érico Brás, Lucio Mauro Filho, Thiago Fragoso, Marcello Melo Jr, Mariana Rios, Fabiana Karla, Marcella Rica, os comediantes Eduardo Sterblitch e Rafael Cortez e a apresentadora Sabrina Parlatore, além do primeiro eliminado, Murilo Rosa. Mas, por se tratar de personalidades contratados da emissora, os jurados economizam nas críticas, o que prejudica o tom de reality show e poucos destoam dos elogios nos comentários.
Em uma das edições, a cantora Maria Rita remou contra a maré e criticou Mariana Rios, endeusada pelos convidados dos programas e dona de um fã-clube ativo e intolerante a críticas. ''Não me bateu. Achei a música um pouco grande pro seu timbre, tessitura'', analisou, referindo-se à versão de Side to side, de Ariana Grande.
saiba mais
Di Ferrero explica reação de Isabeli Fontana após 'PopStar'
Ex de Mariana Rios, Di Ferrero avalia atriz no PopStar
Participante do 'PopStar' fala sobre Mumuzinho ter esquecido de votar
Último colocado em reality, Murilo Rosa ironiza jurados do PopStar
Saiba tudo o que rolou na estreia de 'Popstar', novo reality da Globo
Outro lado negativo é a reação dos fã-clubes. No caso de Maria Rita, os admiradores da atriz criticaram a decisão da cantora nas redes sociais. Como parte da votação, a expressiva torcida de um participante pode influenciar no resultado final, ou seja, não necessariamente a melhor performance prevalece. Além de Maria Rita, Paulinho Moska, Paula Toller e Baby do Brasil também fugiram da ''rasgação de elogios'', ofereceram análises mais criteriosas, o que contribuiu para a dinâmica de reality show.
Diante do fã-clube e da experiência como cantora - ela já cantava antes do programa -, Mariana Rios é favorita. No ranking geral do PopStar, a atriz pernambucana Fabiana Karla ficou em segundo lugar no último domingo, 13, ao cantar Like a prayer, de Madonna. Dos artistas da competição, destaque para a surpreendente Sabrina Parlatore, conhecida como apresentadora da extinta MTV Brasil (TV aberta).