O anúncio foi feito durante a divulgação dos ganhos da Disney no trimestre de junho. Em um contexto de constante expansão digital, a guinada da empresa surge como uma estratégia para adaptar-se ao universo do streaming, hoje liderado pela Netflix, sua futura concorrente. Em 2019, na tentativa de atrair assinantes para a nova plataforma, a Disney irá utilizar do serviço para lançar, após o período em cartaz nos cinemas, produções aguardadas como Toy story 4, a sequência de Frozen e o live action de O rei leão. Atualmente, o catálogo da Netflix comporta filmes como Pocahontas, Toy story 3, A princesa e o sapo, Piratas do Caribe: a maldição do pérola negra e Malévola.
Na ocasião, a multinacional também confirmou o planejamento de um serviço de assinatura digital para a Entertainment and Sports Programming Network (ESPN), emissora de TV por assinatura dedicada a atrações esportivas. Segundo Bob Iger, o diretor-executivo da Disney, a novidade incluirá "aproximadamente 10.000 jogos e eventos ao vivo, regionais, nacionais e internacionais por ano, incluindo Major League Baseball, National Hockey League, Major League Soccer, Grand Slam e esportes universitários". Atualmente, 80% da ESPN pertence a The Walt Disney Company.