A tensão marcarou o episódio do MasterChef Brasil desta terça-feira (9), na Band. A eliminação foi chamada de "Prova do Bombeiro" porque teve um corte, um desmaio e dois fogos. Os cozinheiros amadores foram desafiados a cozinhar cortes do boi que não são comuns na cozinha do dia a dia.
Em seguida, eles tiveram que utilizar ingredientes do Norte do Brasil em receitas. Victor Bourguignon se cortou, deixou a bancada, mas teve a chance de volta e completar a prova. Douglas arriscou fazer uma sobremesa com tucupi e bacuri, não acerta na mistura de sabores e é eliminado.
saiba mais
MasterChef Brasil: candidata é eliminada ao tentar inovar no preparo da truta
MasterChef Brasil: candidato 'esquece' de fazer prato e é eliminado
Participante do 'MasterChef' rebate críticas por repetir roupas
MasterChef: Fogaça descasca Caroline: '1,2,3, vaza!'
MasterChef: Participante é eliminada porque molho 'amargou'
"Tem que fazer coisas simples e saber usar a técnicas", explica. Ela preparou um miolo à milanesa com purê de couve-flor e molho verde. De acordo com a avaliação dos chefs, os melhores pratos foram os de Ana Luiza, Aderlize, Yuko e Léo. Os piores, de Mirian, Douglas e Fabrizio, que perderam 15 minutos na prova seguinte.
A prova de eliminação foi temática e evidenciou ingredientes típicos da região norte e seus sabores exóticos. Os cozinheiros deveriam usar insumos como tucupi, goma de mandioca, cachaça de jambu, maniva, castanhas do Pará e frutas como o cupuaçu e o bacuri. O chef convidado Thiago Castanho, famoso por valorizar ingredientes brasileiros, deu dicas de preparo e apresentou receitas autorais. Eles tiveram 1h de prova e três minutos de mercado.
Logo no início, Vitor Bourguignon cortou o dedo e precisou de atendimento médico. O acidente abalou os concorrentes e interferiu no andamento da prova. Aderlize passou mal e deixou o estúdio. Nana e Victor se atrapalharam e acabaram queimando um dos utensílios da bancada.
De acordo com a avaliação do chef convidado, os trabalhos de Valter, Débora e Fabrizio foram apontados como os melhores. Bourguignon teve a oportunidade de voltar ao jogo e executar a prova com 49 minutos restantes. Ele fez um nhoque de banana-da-terra com ragu de pato no tucupi. "Você cozinhou bem. O nhoque está na textura ideial e o pato ficou bem feito. Além do Norte estar presente na receita", elogiou Fogaça.
Os melhores foram Nana, Bourguignon, Fernando, Victor e Taise. Os piores desempenhos foram de Douglas, Mirian e Michele. Douglas apostou em uma sobremesa, mas não teve sucesso com a mistura de sabores. "Era uma ideia muito boa. Você deve explorar essa receita. Mas não dá para arriscar numa prova de eliminação. Seu prato não dava para comer", anunciou Paola. "Queria agradecer a chance, tenho muito o que aprender ainda", agradeceu Douglas.