A nova série 13 Reasons Why, conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que, após se suicidar, envia uma caixa cheia de fitas gravadas para seus colegas de escola. Nelas, a jovem narra os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida.
O último episódio aborda como a protagonista optou por tirar a própria vida. Logo na abertura do capítulo, uma mensagem alerta sobre "cenas que alguns espectadores podem achar perturbadoras e ou podem não ser adequadas às audiências mais jovens, incluindo representações gráficas de violência e suicídio".
A forte cena mostrada acabou gerando críticas e questionamentos se era mesmo necessário mostrá-la. Em resposta a essa indagação, o criador e roteirista da série explicou a escolha. "Nós trabalhamos muito para não sermos gratuitos, mas queríamos que fosse doloroso de assistir, porque queríamos que fosse muito claro que não há nada, de qualquer foram, que valha a pena sobre o suicídio", declarou Brian Yorkey.
Jay Asher, autor do best-seller homônimo no qual inspirou a série, também opinou e concordou com a abordagem da produção para o desfecho de Hannah: "Eles mostraram o suicídio tão horrível como realmente é. Você não pode assistir e sentir como se aquilo estivesse de alguma forma glamourizado. Parece e é doloroso, e então quando ela é encontrada por seus pais, isso absolutamente os destrói", disse ele em entrevista à Entertainment Weekly.
saiba mais
13 Reasons Why: Ator é hostilizado na internet por seu papel na série
Autor acredita em uma segunda temporada de '13 Reasons Why'
13 Reasons Why: Hugo Gloss e Thaynara OG contam sobre abusos sofridos
13 Reasons Why: Série da Netflix faz duplicar pedidos de ajuda contra suicídio
'13 Reasons Why': Netflix está próxima de anunciar 2ª temporada
Quem deseja procurar ajuda, pode solicitar atendimento pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. No Recife, o centro fica na Avenida Manoel Borba, 99, Boa Vista, e pode ser contatado pelo telefone: 3421-7311.