Além de conhecer projetos das principais produtoras independentes de Minas, os frequentadores degustaram duas iguarias típicas: o queijo e a cachaça. “Em todas as principais feiras que frequentei fora do país, o estande brasileiro sempre distribuía uma caipirinha horrorosa. Então, passei a levar cachaça mineira, um sucesso. Um colega carioca costumava dizer, de maneira meio irônica: ‘Minas, sempre presente’. Simbolicamente, isso acabou virando o lema dos produtores mineiros”, conta Carlos Ribas, fundador da produtora Companhia de Imagens e Sons (Cisup), representante da Brasil Audiovisual (Bravi) no estado.
A história do estande acabou rendendo a série televisiva Express caipirinha, em que dois coqueteleiros e uma promoter saem pelo mundo em busca de novos ingredientes para a bebida brasileira, sempre preparada com a legítima cachacinha mineira. Com 10 episódios, o seriado foi apresentado em edições anteriores do Rio Content. “Atualmente, a série está em pré-produção e busca coprodução nacional e internacional. Até chegamos a mostrá-la a um canal de fora. Vamos participar de outros eventos fora do Brasil, porque eles são importantes tanto para parcerias quanto para network”, informa Ribas.
REINALDO Express caipirinha é apenas um dos projetos da Cisup. Além de Footbal colours, coprodução com a Índia de um reality sobre futebol, a empresa desenvolve dois documentários. Duas Torres de Santê fala da ocupação de dois prédios abandonados em Belo Horizonte
“Cada vez mais, o regional está ganhando força e espaço. Percebendo que a gente podia falar do microcosmo para o macrocosmo, decidi fazer projetos como o das Torres Gêmeas de Santa Tereza. Nós somos especializados no mercado local, sempre priorizando a qualidade. Não é porque algo é feito e veiculado aqui que não tem valor. Muito pelo contrário”, destaca Carlos Ribas. Em parceria com a TV Alterosa, ele coproduziu os programas Viação Cipó (exibido desde 2003), Graffite, Feminina e Minas movimenta.
Quem também voltou do Rio Content Market com novidades foi o produtor-executivo Luiz Fernando de Alencar, da Immagini Animation Studios, especializada em animação 2D e 3D. Alencar apresentou duas animações, que vêm sendo negociadas com um canal estrangeiro. A série Caju e Malu traz um elefante historiador e uma fêmea de canarinho que pilota avião. A dupla procura artefatos perdidos, civilizações antigas e robôs gigantes para um museu. Já Chef Jeff é estrelada por um cozinheiro exótico, que viaja pelo mundo com o assistente coletando ingredientes raros para receitas especiais.
“Foi um dos melhores eventos de que participei
A Immagini atua no Brasil e no exterior. Um de seus sócios, Rodrigo Guimarães, adquiriu experiência internacional ao trabalhar por 11 anos na direção de arte de importantes estúdios. Ele participou dos filmes Animalia, Aprendiz de feiticeiro, Harry Potter e as relíquias da morte, Happy feet 2 e da série Divergente: Insurgente.
AFRO Um dos palestrantes do Rio Content Market foi o ator mineiro Adyr Assumpção, diretor da T’AI Criação e Produção e fundador do Festival Imagem dos Povos, voltado para a diversidade cultural e o fortalecimento das redes de produção e distribuição audiovisual. Adyr falou sobre a presença de conteúdos ligados ao negro em projetos audiovisuais. Um dos destaques do evento foi a première mundial da série Rebel, do canal norte-americano Black Entertainment Television (BET), do grupo Viacom. A atração conta a história de uma ex-policial que abandona a corporação depois de alvejar o antigo parceiro ao tentar impedi-lo de atirar no irmão caçula.
O BET se interessou por um projeto da T’AI. Trata-se de Beijo, o palhaço brasileiro, série live action de 13 episódios inspirada na trajetória de Benjamim de Oliveira (1870-1954), filho de escravos e um dos artistas mais completos do país. Nascido em Pará de Minas, ele foi ator, palhaço, músico, compositor, autor e diretor. O roteiro é de Edmundo Novaes. Guilherme Fiúza Senha assina direção e produção.
“Contemplada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a série é voltada para a família. O Rio Content é interessante pela oportunidade de fazermos contatos e apresentar produtos. Não necessariamente você fecha negócio, mas já é uma aproximação. Um dos canais a que cheguei a mostrar Beijo... foi justamente o BET. Eles acharam a série fascinante”, conta Adyr Assumpção.
Outra iniciativa da produtora mineira é o documentário Vozes no silêncio, sobre um grupo de adolescentes exposto à exploração sexual nas ruas de Presidente Prudente (SP). “Ano passado, ele foi apresentado no Rio Content, mas o fechamento se deu agora, na rodada de negócios do DOC São Paulo”, informa Adyr, referindo-se ao encontro internacional realizado na capital paulista. Vozes no silêncio será exibido pelo canal pago Curta!.
Quintal produtivo
A Mostra Imagem dos Povos, realizada em Minas, ajudou Elisângela Guanaíra, da Guerrilha Filmes, especializada na produção de conteúdos web, a fechar um negócio importante. “Vendemos o documentário O ambientalista, sobre crimes ambientais, que no fim do ano será exibido pelo canal Cine Brasil TV. Claro que feiras como o Rio Content Market são bacanas, mas você não precisa ir ao Rio de Janeiro, São Paulo, Miami ou para a França mostrar o seu produto. As oportunidades também surgem no quintal de casa”, defende Elisângela.
A Guerrilha Filmes é responsável por ApocalipZe, uma das primeiras séries brasileiras produzidas para a internet. Exibida pela londrina BBC, ela já faz parte do acervo do Netflix. Atualmente, a empresa desenvolve a série infantil Inhame inhame, que vem sendo negociada com um canal infantil estrangeiro.