"A Globo continuará contando com o trabalho de Luiz Fernando Carvalho numa dinâmica como a que hoje tem com outros grandes diretores do mercado. Sempre que houver uma grande história para ser contada por Luiz Fernando Carvalho na Globo, a emissora e o diretor trabalharão juntos para levar o projeto ao ar", disse Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, em nota oficial.
O diretor de 56 anos, autor de "Lavoura Arcaica", um marco da retomada do cinema brasileiro, vinha tendo problemas nos bastidores da Globo. Há relatos de desentendimentos dele com elenco e também com profissionais do núcleo de diretores de teledraturgia da emissora. Os problemas ocorreram especialmente em relação à novela Velho Chico.
A emissora já usa o modelo de obra certa com atores, o que quer dizer que, terminado o trabalho específico de seu contrato, o profissional fica livre para se vincular a outras emissoras.
Diretor de marcos da Globo como Renascer (1993) e Rei do Gado (1996), Luiz Fernando Carvalho passou um tempo afastado da direção de novelas e retornou na faixa das 18h, em 2014, com Meu pedacinho de chão. Nesse intervalo, ele se dedicou a séries e minisséries.