Na Casa da Caldeiras, em São Paulo, os chefs enfrentaram a primeira prova, onde precisaram escolher um ingrediente da cozinha tradicional brasileira e criar um prato utilizando três técnicas diferentes do produto. O pernambucano Ivo Lopes escolheu trabalhar com a mandioca, assim como Dário. Já Dayse preferiu o milho e Marcelo, banana.
Com a presença do professor de gastronomia e historiador Ricardo Maranhão, que teve direito a um dos três votos da prova, os chefs serviram o prato para cerca de 10 historiadores de gastronomia. Ivo apresentou camarão grelhado na mandioca com molho de tucupi e purê de mandioca. O prato foi julgado pelo professor melhor do que o de Dario, que fez mandioca assada na casca de coco com manteiga de garrafa e geléia de pimenta. A escolha de Dayse, milho assado com polenta e farofa de milho, também foi elogiado pelo jurado convidado, assim como o de Marcelo, um baião de dois de casca de banana e farofa de banana.
E foi para Marcelo o voto do jurado convidado.
A vencedora da prova foi Dayse. A decisão final foi difícil para os jurados, que ressaltaram que, apesar dos pratos estarem muito bons, os detalhes foram essenciais. O de Ivo teve muitos legumes e o de Dário, muita gordura. "Por um fio de cabelo", segundo Paola, o escolhido para completar o time dos semifinalistas foi Dário.
Emocionado, Dário agradeceu a Ivo. "Sou teu fã. Você me ensinou muita coisa, muita coisa mesmo. Muito obrigado", disse. Os elogios para Ivo não pararam por aí. "Você tem o meu respeito", disse Jacquin. "Você é um grande exemplo de cozinha, pra todo mundo", completou Fogaça.
"Vou embora daqui de cabeça erguida", disse o pernambucano, que saiu da cozinha de mãos dadas com Paola. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30. .