A disputa com a professora Bruna foi equilibrada. Como entrada, a participante fez vieiras seladas com maionese cítrica. Coincidentemente, Leonardo também usou vieiras em seu prato, um carpaccio com o ingrediente e rabanete. Como prato principal, o trabalho dos competidores foi muito elogiado.
Bruna apostou em um carré de cordeiro com musgo de ervas. Já Leonardo cozinhou barriga de porco ao molho de missô.
"Saí da cozinha um pouco anestesiado. Em breve, quero lançar meu novo restaurante", contou o vencedor logo após ser anunciado como campeão.
Como sempre acontece, o episódio final teve grande repercussão nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #MasterChefBR foi usada mais de 1,2 milhão de vezes. No horário de exibição, a Band ocupou o segundo lugar isolado no ranking de audiência, com média de 8 pontos - segundo dados prévios do Kantar Ibope.
Para celebrar a popularidade do talent show nas mídias digitais, o programa homenageou as redes que o propagaram e exibiu um especial com o apanhado dos melhores momentos, as piadas e os memes que repercutiram no decorrer do programa. "Nós anunciamos o vencedor do ano passado pelo Twitter. Dessa vez, a gente traz o Twitter para dentro do programa”, explicou Ana Paula Padrão.