Tudo começou quando a emissora comandada por Sílvio Santos comprou parte da massa falida da Manchete e reprisou Pantanal em 2008. Mas a Rede Globo havia comprado os direitos autorais do folhetim diretamente de Benedito Ruy Barbosa. Com a volta ao ar da novela, o autor acionou a Justiça pedindo indenização por perdas e danos contra o SBT. No julgamento da causa na primeira e na segunda instância, no entanto, o pedido de indenização havia sido indeferido.
O ministro-relator do caso, João Otávio de Noronha, julgou a ação de Benedito procedente. Segundo o magistrado, uma vez que não houve "consulta prévia ou qualquer tipo de movimentação por parte do SBT para conciliação ou compra dos textos", o canal de Sílvio Santos, mesmo tendo os direitos de exibição após a compra das fitas brutas junto à massa falida da Manchete, precisava dos direitos autorais da novela, então de propriedade de Benedito Ruy Barbosa. Com a decisão, o STJ determinou que o SBT pague uma indenização por dano moral ao autor. Nesta terça-feira (9), o órgão divulgou o resultado da disputa em sua página no Twitter.
A reprise de Pantanal rendeu boa audiência ao SBT: média de 14 pontos e picos de 18 no Ibope. A novela contava a história de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), que virava onça quando era irritada, e do Velho do Rio (Cláudio Marzo), que se transformava em sucuri, entre outros personagens marcantes. .